sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

Turma de Biomedicina 2016/2018

Foto das Professoras com a Turma (faltando alguns colegas nossos)

A Turma de Biomedicina 2016/2018 vem, orgulhosamente, apresentar os trabalhos desenvolvidos para o Módulo ECO II, integrante da grade curricular da Faculdade de Biomedicina, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade Federal do Pará (UFPA). 

Tivemos como orientadoras as professoras Drª Isabel Rosa Cabral e Drª Karla Tereza da Silva Ribeiro, as quais incentivaram o desenvolvimento do pensamento crítico nas abordagens feitas por cada grupo em seu tema escolhido. Desde pesquisa bibliográfica até experimentos práticos realizados dentro dos laboratórios. 

Houve também comprometimento das equipes em elaborar um material didático visando a promoção da saúde, tema abordado no módulo/disciplina do curso. 

Esperamos que você, leitor, possa usufruir de nosso trabalho, e que também incitemos em você, seja uma opinião ou mesmo mudança de hábito/atitude. 

Também agradecemos sua visita!

Resumimos aqui os links de nossos trabalhos no Blog:










Compartilhe e ajude na divulgação! 


Saúde Urbana


Microorganismos do Ar Interno de Salas Climatizadas


Contaminação de Molhos Caseiros





terça-feira, 5 de junho de 2018

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE -- COMBATENDO A POLUIÇÃO DO PLÁSTICO

Fonte: Alert Diver.

Beat the plastic pollution – como podemos diminuir a poluição causada pelo plástico? Este é o tema proposto pela ONU nesta edição de 2018 do Dia Mundial do Meio Ambiente. O objetivo é divulgar e conscientizar a população sobre seu padrão de consumo e descarte de produtos plásticos, de forma a compartilhar boas práticas (tal qual a reciclagem e reaproveitamento) e incentivar instituições e pesquisadores na busca por soluções sustentáveis.

A “INOCENTE” GARRAFA PET
A demanda por garrafas PET é altíssima, mais de 1 milhão são comercializadas por minuto no planeta, o que exige 17 milhões de barris de petróleo por ano. No entanto, estima-se que a degradação de uma única garrafa de plástico leve 450 anos para completamente desaparecer do ambiente e a taxa global de reciclagem é de apenas 25%.

E esta é apenas uma pequena parcela do impacto dos produtos derivados do petróleo no meio ambiente. Anualmente, cerca de 8 milhões de toneladas de lixo plástico acabam por poluir os oceanos, formando ilhas de poluição.

BACTÉRIAS E FUNGOS COMO ALIADOS
Pesquisadores do Instituto de Oceanografia Woods Hole identificaram a presença de bactérias marinhas no Mar de Sargaços que degradam microplástico – partículas de plástico. A descoberta é positiva, no entanto ainda não foi possível afirmar se tais bactérias são capazes de inocular as toxinas próprias dos hidrocarbonetos do petróleo.

Em 2016, cientistas japoneses identificaram a Ideonella sakaensis, bactéria capaz de decompor o plástico PET por completo, sendo possível degradar uma folha fina de PET em 6 semanas. Outro microorganismo conhecido que digere o plástico é o cogumelo Pestalotiopsis microspora, descoberto em 2011 na Amazônia Equatoriana. Este se mostra ideal para aterros sanitários e a decomposição de POP (poluente orgânico persistente, como o poliuretano).

PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS
Apesar da descoberta que há microorganismos decompositores do plástico, seu emprego de fato na diminuição da poluição ainda não foi fundamentada e amplamente difundida. Vale, agora e sempre, o bom senso e a conscientização ambiental por meio de atitudes diárias que visem minimizar o uso do plástico.

Alguns exemplos:

Ter sua própria garrafa reutilizável ou copo;
Usar sacolas reutilizáveis quando for às compras;
Optar, sempre que possível, pelo refil dos produtos;
Separar o lixo para reciclagem.

Referências:
AGÊNCIA BRASIL. Acabar com a poluição do plástico é o tema do dia mundial do meio ambiente. Disponível em: <http://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2018-06/acabar-com-poluicao-do-plastico-e-tema-do-dia-mundial-do-meio-ambiente>. Acesso em: 5 jun 2018.

ECYCLE. Bactérias marinhas fazem digestão de plástico no oceano. Disponível em: <http://www.ecycle.com.br/component/content/article/37-tecnologia-a-favor/2071-bacterias-marinhas-fazem-digestao-de-plastico-no-oceano.html>. Acesso em: 5 jun 2018.

G1. Cientistas descobrem bactéria capaz de desintegrar plástico de garrafa PET. Disponível em: <http://g1.globo.com/natureza/noticia/2016/03/cientistas-descobrem-bacteria-capaz-de-desintegrar-plastico-de-garrafa-pet.html>. Acesso em: 5 jun 2018.

ONU - Dia Mundial do meio Ambiente


DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE: UM MAR DE LIXO

Fonte: MMA

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE


DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

quinta-feira, 22 de março de 2018

DIA MUNDIAL DA ÁGUA: O uso racional da água

Fonte: ANA.

DIA MUNDIAL DA ÁGUA: O ciclo da água

Fonte: ANA.

DIA MUNDIA DA ÁGUA: Por que falta água no Brasil?


Impactos ambientais na Amazônia brasileira e Projetos sobre qualidade da água


Resíduos Sólidos de Saúde


Os Impactos das Queimadas

Evolução da alimentação humana


Hidrelétricas: Uma fonte de energia não sustentável?


Biomedicina Turma 2015