Beat the plastic pollution – como podemos diminuir a poluição causada pelo plástico? Este é o tema proposto pela ONU nesta edição de 2018 do Dia Mundial do Meio Ambiente. O objetivo é divulgar e conscientizar a população sobre seu padrão de consumo e descarte de produtos plásticos, de forma a compartilhar boas práticas (tal qual a reciclagem e reaproveitamento) e incentivar instituições e pesquisadores na busca por soluções sustentáveis.
A “INOCENTE” GARRAFA PET
A demanda por garrafas PET é altíssima, mais de 1 milhão são comercializadas por minuto no planeta, o que exige 17 milhões de barris de petróleo por ano. No entanto, estima-se que a degradação de uma única garrafa de plástico leve 450 anos para completamente desaparecer do ambiente e a taxa global de reciclagem é de apenas 25%.
E esta é apenas uma pequena parcela do impacto dos produtos derivados do petróleo no meio ambiente. Anualmente, cerca de 8 milhões de toneladas de lixo plástico acabam por poluir os oceanos, formando ilhas de poluição.
BACTÉRIAS E FUNGOS COMO ALIADOS
Pesquisadores do Instituto de Oceanografia Woods Hole identificaram a presença de bactérias marinhas no Mar de Sargaços que degradam microplástico – partículas de plástico. A descoberta é positiva, no entanto ainda não foi possível afirmar se tais bactérias são capazes de inocular as toxinas próprias dos hidrocarbonetos do petróleo.
Em 2016, cientistas japoneses identificaram a Ideonella sakaensis, bactéria capaz de decompor o plástico PET por completo, sendo possível degradar uma folha fina de PET em 6 semanas. Outro microorganismo conhecido que digere o plástico é o cogumelo Pestalotiopsis microspora, descoberto em 2011 na Amazônia Equatoriana. Este se mostra ideal para aterros sanitários e a decomposição de POP (poluente orgânico persistente, como o poliuretano).
PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS
Apesar da descoberta que há microorganismos decompositores do plástico, seu emprego de fato na diminuição da poluição ainda não foi fundamentada e amplamente difundida. Vale, agora e sempre, o bom senso e a conscientização ambiental por meio de atitudes diárias que visem minimizar o uso do plástico.
Alguns exemplos:
• Ter sua própria garrafa reutilizável ou copo;
• Usar sacolas reutilizáveis quando for às compras;
• Optar, sempre que possível, pelo refil dos produtos;
• Separar o lixo para reciclagem.
Referências:
AGÊNCIA BRASIL. Acabar com a poluição do plástico é o tema do dia mundial do meio ambiente. Disponível em: <http://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2018-06/acabar-com-poluicao-do-plastico-e-tema-do-dia-mundial-do-meio-ambiente>. Acesso em: 5 jun 2018.
ECYCLE. Bactérias marinhas fazem digestão de plástico no oceano. Disponível em: <http://www.ecycle.com.br/component/content/article/37-tecnologia-a-favor/2071-bacterias-marinhas-fazem-digestao-de-plastico-no-oceano.html>. Acesso em: 5 jun 2018.
G1. Cientistas descobrem bactéria capaz de desintegrar plástico de garrafa PET. Disponível em: <http://g1.globo.com/natureza/noticia/2016/03/cientistas-descobrem-bacteria-capaz-de-desintegrar-plastico-de-garrafa-pet.html>. Acesso em: 5 jun 2018.