segunda-feira, 7 de abril de 2014

POLÍTICAS DE SAÚDE NO BRASIL



Incorporação de vídeo do YouTube, documentário "POLÍTICAS DE SAÚDE NO BRASIL: Um século de luta pelo direito à saúde".

DIA MUNDIAL DA SAÚDE: PEQUENA PICADA, GRANDE AMEAÇA

Elaborado pelas discentes Elaine Sato e Tamna Almeida.


Imagem 1: Pôsteres da campanha da OMS em comemoração ao Dia Mundial da Saúde figurando crianças brincando em áreas de risco de proliferação de mosquitos, como perto de valas e poças com água parada.
“Pequena Picada, Grande Ameaça” - Proteja-se contra as Doenças Transmitidas por Vetores é o tema do Dia Mundial da Saúde 2014.



No dia 07 de abril comemora-se o Dia Mundial da Saúde, data definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que coincide com o da fundação desta instituição em 1948.

A importância desta comemoração está na divulgação dos problemas de Saúde Pública em nível mundial, bem como, a discussão e desenvolvimento de formas de abordagens eficazes sobre esse tema.

Neste ano de 2014 o tema escolhido foi o de Doenças Transmissíveis por Vetores, "Pequenas picadas, grandes ameaças", com o intuito de socializar conhecimentos básicos sobre os principais vetores associados com a transmissão de doenças. A OMS propõem que neste dia seja divulgado medidas de prevenção que, apesar de simples, são fundamentais para a saúde, como o combate a Dengue.

Vamos entender alguns pontos-chaves:

O QUE SÃO VETORES?
São em maioria insetos (besouros, mosquitos, carrapatos) passíveis de carrear doenças.

COMO OS VETORES PODEM TRANSMITIR DOENÇAS?
Estes podem abrigar agentes infectantes de doenças e transmiti-los ao humano por meio de inoculação (ferroada, picada).

O QUE SÃO AGENTES INFECTANTES?
São micro-organismos que efetivamente causam a doença, como bactérias e vírus.

QUAIS SÃO AS DOENÇAS TRANSMITIDAS POR VETORES?
Há uma grande variedade de doenças transmissíveis por vetores, sendo as mais conhecidas dos brasileiros: Dengue, Malária, Febre Amarela, Doença de Chagas, Leishmaniose.

QUEM ESTÁ EM RISCO?
TODOS NÓS! É certo que moradores de áreas rurais estão em maior risco, porém, com o intenso fluxo de pessoas nos dias de hoje, entre o campo e a cidade, desmatamentos e demais fatores contribuem para a propagação da doença e/ou dos vetores contaminados. Basta lembrar os surtos de Dengue nas capitais que, infelizmente, ocorrem todos os anos.

COMO SE PREVENIR?
A maioria das doenças transmissíveis por vetores pode e deve ser prevenida ao combater-se a proliferação e evitar o contato com o vetor, além da imunização quando disponível.

QUAIS SÃO AS MEDIDAS DE PREVENÇÃO?
Para cada vetor-doença há uma série de medidas preventivas. No entanto, em geral há como tomar precauções básicas, tais quais:

  • Evitar o acúmulo de água parada, como poças em pneus e vasos de planta -- é um ambiente propício para a proliferação dos ovos de mosquitos, por exemplo;
  • Cobrir os recipientes de comida e água para evitar sua contaminação;
  • Utilizar telados e mosquiteiros bem como repelentes para impedir a inoculação;
  • Se em área de alta incidência, usar vestimentas que protejam os braços e as pernas como camisas de manga longa e calças compridas, de preferência de cores claras;
  • Antes de viajar para uma área de alta incidência, procurar o posto de saúde para a devida orientação quanto a imunização -- para algumas doenças, como a Malária, já existem formulações capazes de aumentar as chances do organismo humano combater uma provável infecção. Procure o profissional de saúde com antecedência (de 4 a 6 semanas antes).

Referências:

WORLD HEALTH ORGANIZATION. World Health Day 2014: vector-borne diseases. Disponível em: < http://www.who.int/campaigns/world-health-day/2014/en/ >. Acesso em: 07 abr 2014.

ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE. Dia Mundial da Saúde 2014: Pequenas picadas, grandes ameaças. Disponível em: < http://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=4611:dms&catid=1272:noticiasdtent&Itemid=816 >. Acesso em: 07 abr 2014.

DIA MUNDIAL DA SAÚDE: ÁGUA E SAÚDE


Imagem 1: Ilustração de um globo azul com figuras humanas circundando-o, fazendo atividades diversas como caminhada, ciclismo, dança. No centro os dizeres: "ÁGUA & SAÚDE. DIA MUNDIAL DA SAÚDE, 7 DE ABRIL."



SEU CORPO PEDE ÁGUA
A crise atual da água em nosso país, onde muitos reservatórios secaram, levando a ameaça de racionamento em algumas cidades, nos faz refletir cada vez mais sobre a importância desse líquido tão precioso e necessário para o bom funcionamento do nosso corpo. Hoje, no Dia Mundial da Saúde, retornamos com mais informações sobre a ÁGUA em nosso blog.

Veja a seguir fatos sobre a importância da água para o organismo humano.

Baixe este post completo em formato .pdf -- DOWNLOAD.