quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

A QUALIDADE DA ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO

Imagem 1: Homem bebendo água numa praia ensolarada.
(Fonte)

A vigilância da qualidade da água destinada ao consumo humano é uma atribuição do Ministério da Saúde e consiste em um conjunto de ações a serem adotadas para garantir que a água consumida pela população atenda ao padrão e normas estabelecidas pela legislação vigente (PORTAL DA SAÚDE, 2013).

Avaliar os riscos à saúde representada pela água utilizada para consumo humano constitui uma premissa da vigilância da qualidade da água (INSTITUTO SALUS, 2012). E para dar amparo foram estabelecidas algumas normas. Em 1977, foi estabelecida no Brasil a primeira legislação sobre as normas e o padrão de potabilidade de água para consumo humano. Logo após este período, nas décadas de 80 e 90 o país passou por um período de amplo processo de reformulação das práticas de saúde pública.

Em 1999, com a criação da Anvisa, o Ministério da Saúde iniciou a estruturação da vigilância da qualidade de água no Brasil, com a alteração da antiga legislação referente a potabilidade da água para o consumo humano. Isso possibilitou o início da implementação do Programa VIGIAGUA nos três níveis de governo, de acordo com as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente o VIGIAGUA está implementado em todos os estados brasileiros e em 4.815 municípios (87%) (PORTAL DA SAÚDE, 2013).

Atualmente, a Portaria MS Nº 2.914/2011 é que estabelece os procedimentos e responsabilidades relativos ao controle e vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade (INSTITUTO SALUS, 2012).

O Brasil atualmente segue as normas de potabilidade da água estabelecidas pela OMS, que estabelece limites máximos de substâncias tóxicas que podem ser encontrados na água que consumimos. Porém, o controle da qualidade da água ainda precisa melhorar bastante, pois a água deve estar pura não apenas de microrganismos, como coliformes fecais, mas também de substâncias tóxicas ao organismo.

Conheça as etapas de tratamento da água.

Assista:

Incorporação do YouTube 1: Animação abordando uso consciente, preservação de mananciais e as etapas de captação, tratamento e distribuição de água potável -- Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN).



Incorporação do YouTube 2: Vídeo sobre a Estação de Tratamento de Água do Bolonha que abastece a região metropolitana de Belém -- governo do estado do Pará e Companhia de Saneamento do Pará (COSANPA).


Referências:

PORTAL DA SAÚDE. Qualidade de água para consumo humano. Disponível em: . Acesso em: 06 de dez. de 2013.

INSTITUTO SALUS. Qualidade da água para consumo humano: existem riscos à saúde? Disponível em: . Acesso em: 07 de dez. de 2013.