sábado, 8 de junho de 2019

Semana do Meio Ambiente: Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos Urbanos

SEMANA DO MEIO AMBIENTE



Dia 6: Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos Urbanos


Clique no banner e amplie!



Coleta seletiva na região Norte

PARÁ
De acordo com matéria do G1, a prefeitura de Belém disponibiliza mais de 20 ecopontos na região metropolitana. Há também o projeto EcoCelpa que abrange não apenas a capital como outros municípios do estado, oferecendo descontos na conta de luz em troca pelo material reciclável. O CataAmazon oferece uma database de cooperativas e associações de catadores de materiais recicláveis da região metropolitana de Belém.

AMAZONAS
Desde 2015 Manaus implantou a coleta seletiva e possui 13 rotas fixas de coleta seletiva além de pontos de entrega voluntária.

AMAPÁ
Em Macapá, os primeiros passos para implementação da coleta seletiva foram dados em 2017; projetos piloto de coleta e capacitação foram implantados nos residenciais Jardim Açucena e São José.

ACRE
Desde 2017 Rio Branco conta com o ecoponto do Conjunto Tucumã que acolhe 9 bairros da região.

RONDÔNIA
Em 2018, a prefeitura de Porto Velho firmou parceria para coleta seletiva em 40 condomínios da capital (um deles o residencial Alfazema) como inciativa do projeto 'Não Queime o seu Filme, Reaproveite seus Resíduos'.

RORAIMA
Boa Vista ainda não conta com um sistema de coleta seletiva pela prefeitura, no entanto desde 2017 há uma movimentação em torno de seu planejamento.  

TOCANTINS
De acordo com o plano de ação 'Palmas Sustentável' de 2015, "apesar de mais de 98% da população [da capital] contar com coleta regular de
resíduos sólidos e 90% do lixo recolhido ter como destinação final aterro sanitário, praticamente não existe reciclagem, sendo apenas 3% do lixo coletado destinado a esse fim." Em 2017 foi implantado o projeto Coleta Palmas, atualmente com 18 estações de coleta seletiva e projeção de aumentar para 40 até o final de 2019.


Conheça o aplicativo na Google Play Store, desenvolvido por estudantes do curso de Tecnologia em Produção Multimídia da Universidade Federal do Pará, o qual busca facilitar a coleta seletiva de lixo na cidade de Belém. 

A ferramenta se encontra disponível para cadastro de usuários (baixe aqui!) e trabalhadores de coleta seletiva (baixe aqui!).

Saiba mais aqui sobre a iniciativa!