Elaborado pelo discente Rancés Benzecry.
Imagem 1 - Fotografia de um iceberg isolado, provavelmente em processo de degelo.
Cientistas alertam que derretimento de geleiras gigantes ultrapassou o ponto de retorno.
Há muito se previa o inevitável derretimento das calotas polares, e agora esta realidade parece estar diante de todos, cientistas estimam que em torno de alguns séculos elas tenham derretido, elevando assim o nível do mar em um metro, isto por si só será suficiente para causar danos a muitas cidades litorâneas que se encontram abaixo do nível do mar. Isso por que eles relataram no início de maio que algumas geleiras gigantes, ultrapassaram o ponto de retorno, possivelmente causando uma reação em cadeia que poderá levar ao fim do manto de gelo.
Esta pesquisa significa para muitos a sinalização do planeta de que as mudanças climáticas estão realmente acontecendo, estas geleiras demonstram que o derretimento está se acelerando em regiões cobertas por gelo, os cientistas acreditam que esta realidade irá continuar até que se diminua a emissão de gases do efeito estufa.
A Groelândia com 10% do gelo do mundo, pode elevar o nível do mar em sete metros com seu total derretimento. Em 2012 quando o verão do ártico foi quente, houve derretimento superficial em quase todas as geleiras da Groelândia, inclusiva as localizadas nas montanhas, este fato não ocorria há décadas.
Imagem 2 - Fotografia de urso polar equilibrando-se em um fragmento de iceberg.