domingo, 16 de março de 2014

ALIMENTOS CONTRA GRIPES E RESFRIADOS

O inverno amazônico caracterizado por chuvas intensas nos quatro primeiros meses do ano (janeiro, fevereiro, março e abril), com baixas temperaturas e aumento da umidade, aumenta o aparecimento de doenças respiratórias como resfriados e gripes. Em 2014, o inverno em Belém, capital do estado do Pará, começou com muita chuva. Em janeiro, pelas medições do Instituto Nacional de Meteorologia choveu 390 mm, sendo que a média é de 366 mm. Mas em fevereiro, em apenas 12 dias, já choveu 330 mm, 79% da média normal para o mês que é de 417 mm. Fevereiro é o segundo mês mais chuvoso em Belém. Assim, torna-se importante saber que existem alimentos que possuem vitaminas e outras substâncias que podem nos auxiliar no combate das doenças respiratórias. Entre elas está:

A mais conhecida de todas, a Vitamina C pode ajudar a reduzir os sintomas da gripe. Pode estimular a resistência às infecções através da atividade imunológica de leucócitos e aumentar a produção dessas células de defesa, que têm efeito direto sobre bactérias e vírus, elevando a resistência a infecções. As frutas, verduras e legumes ricos em vitamina C são: acerola, limão, laranja, lima, kiwi, caju, tomates, morangos, folhas verdes escuras e pimentão verde.

A Vitamina A apresenta um papel muito importante na manutenção da integridade das membranas mucosas e para o sistema imunológico. Sua deficiência provoca uma redução do número de linfócitos T circulantes, aumentando a probabilidade de infecções bacterianas e virais como a gripe. Procure consumir: cenoura, abóbora, batata doce, milho, brócolis, melão cantalupo, mamão, etc.

A Vitamina E tem grande capacidade antioxidante e interage com as vitaminas A e C que reforçam ainda mais suas propriedades. Sua função principal é proteger as membranas celulares contra substâncias tóxicas, radiação e os radicais livres. E quando há um aumento de radicais livres, nosso organismo se torna mais suscetível às infecções, como pelo vírus da gripe. Além disso, aumenta a produção de células B, células do sistema imune que produzem anticorpos, importantes no combate de micro-organismos. A vitamina E está presente no germe de trigo, óleos vegetais, amêndoas, nozes, castanha-do-pará, gema, vegetais folhosos e legumes.

Hidrate-se bastante, pois os líquidos são essenciais em casos de gripes já que diluem o muco e ajudam em sua eliminação, melhorando sintomas de obstrução nasal e dor de cabeça, por exemplo.

A Canja de Galinha pode ajudar e muito para que a gripe vá embora mais rápido, pois quando a carne de galinha é cozida temos a liberação de um aminoácido chamado cisteína. Esse aminoácido tem a capacidade de agir sobre o muco, tornando-o menos espesso. A cisteína tem ação semelhante a acetilcisteína, um princípio ativo usado na formulação de medicamentos para descongestionar os pulmões. Além disso, há tempos já se sabe que líquidos quentes ajudam na expectoração, pois colaboram para aumentar o movimento dos cílios pulmonares e, por consequência, do muco.

No entanto, existem alguns alimentos que realmente devem ficar bem longe de quem está com gripe, entre eles está o leite e seus derivados. Esse grupo de alimentos propicia a formação de muco no organismo e isso permite que o quadro de mal estar como nariz entupido, por exemplo se prolongue. Na verdade, o objetivo é consumir alimentos que diluam o muco e não que ajudem a formar mais.

REFERÊNCIAS:

BANA, F. C.; MAGNONI D. e CUKIER, C. Acerola e Vitamina C na Alimentação. Disponível em: <http://www.amway.com.br/downloads/misc/Acerola_e_Vit_C_IMEN.pdf>. Acesso em: 18/02/2014.

CLARK, B. Consumo de vitamina A fortalece o sistema imunológico e protege a pele. Globo.com. Disponível em: <http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/nutricao/guia/consumo-de-vitamina-fortalece-o-sistema-imunologico-e-protege-pele.html>. Acesso em: 18/02/2014.

CLARK, B. Vitamina E 'consumida diariamente' fortalece a imunidade do corredor. Globo.com. 

DR. DRAUZIO. Gripes e resfriados: entrevista com o médico João Silva de Mendonça. Disponível em : <http://drauziovarella.com.br/audios-videos/estacao-medicina/gripes-e-resfriados/>. Acesso: em 18 Fev. 2014.

ESTELAR. V. Gripe: Alimentos que aumentam e baixam imunidade. Disponível em: <http://www2.uol.com.br/vyaestelar/nutricaofuncional_gripe.htm>. Acesso em: 18/02/2014.

G1 MINAS GERAIS. Nutricionista sugere alimentos para combater efeitos de gripe e resfriado. Disponível em: <http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2011/06/nutricionista-sugere-alimentos-para-combater-efeitos-de-gripe-e-resfriado.html>.  Acesso em: 18/02/2014.

PEGORIM, J. Inverno em Belém começa com muita chuva. Disponível em: http://www.climatempo.com.br/noticias/207147/inverno-em-belem-comeca-com-muita-chuva/. Acesso em: 19/02/2014.