segunda-feira, 29 de setembro de 2014

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

DESCARTE DE RESÍDUOS: PEQUENAS AÇÕES QUE PODEM FAZER A DIFERENÇA

Elaborado pelos discentes do grupo de Resíduos

 Figura 1 –  Moradores jogam lixo na calçada (Foto: Prefeitura de Belém/Divulgação)

domingo, 14 de setembro de 2014

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

AVALIAÇÃO DO BLOG

Caros participantes,
Gostaríamos de saber suas opiniões e sugestões em relação ao blog. Para tanto, elaboramos um breve questionário online; sua resposta será anônima.

QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO DO BLOG

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

sábado, 21 de junho de 2014

SURFISTAS CRIAM PROJETO PARA LIMPAR PRAIAS DE FLORIANÓPOLIS

Elaborado pelo discente Rancés Benzecry.


Imagem 1 - Participantes do projeto Route reunidos na praia após a limpeza.

Dois surfistas se uniram e criaram um projeto de limpeza para praias de Florianópolis, chamado “route”. O projeto visa criar um mutirão de conscientização para limpar as praias dos lixos deixados nelas, o nome do projeto não foi escolhido ao acaso, ele significa rota em português, este nome foi escolhido com a intenção de que seja criada uma rota de limpeza visando várias praias da capital do estado de Santa Catarina.

O projeto foi fundado em 2011, e começou sem muitas pretensões, mas foi alcançado um maior patamar, e agora além da limpeza também é realizado uma separação e uma via de destino para os lixos recicláveis, e vários outros atos como: show ao vivo, aula de pilates ao ar livre, futebol para as crianças, mesa de frutas, distribuição de protetores solares, etc. Estes eventos paralelos acabam por atrair as pessoas que após saberem do objetivo do projeto, aderem a causa e ajudam nos trabalhos sociais.

Esta ideia de consciência social e ambiental não para por ai, vários habitantes de outros países procuram os organizadores do projeto para expandir para praias internacionais, e criar uma imensa rota entre diversos lugares, com um único objetivo de proteger o meio ambiente e reservar para nossa espécie uma melhor qualidade de vida com desenvolvimento sustentável e melhor aproveitamento dos bens naturais que nos foi dado, pois algo tão magnífico e lindo deve ser preservado, deixando assim as gerações futuras com a felicidade de desfrutar do que nós desfrutamos.

Para todos vocês que leram este texto não devemos esquecer jamais que 99,99% da atitude vem de cada um de nós, as praias e o meio ambiente limpos é fruto de um trabalho árduo, que nasce em nossa própria consciência e se materializa em nossas ações, gerando assim o sucesso da existência perpétua da natureza, e garantindo desse modo um futuro para estas e outras gerações, onde não há escarces, nem o medo repentino dela, e sim uma perfeita harmonia entre os seres humanos e a natureza ao seu redor, pois somos todos parte de um único e incrível MEIO AMBIENTE.


Imagem 2 - Campanha "NÃO JOGUE O SEU LIXO NA PRAIA" mostrando um copo vazio de iogurte descartado no mar.

Referência:

FOLHA DE SÃO PAULO. Empreendedor social: Surfistas criam projeto para limpar as praias de Florianópolis. Disponível em: < http://www1.folha.uol.com.br/empreendedorsocial/minhahistoria/2014/03/1421597-surfistas-criam-projeto-para-limpar-as-praias-de-florianopolis.shtml >.

sexta-feira, 6 de junho de 2014

DESPEDIDAS E BOAS-VINDAS


Mensagem aos participantes do BLOG

O BLOG Saúde e Ambiente Amazônico foi criado pela turma de 2011 do Curso de Biomedicina da UFPA. Os alunos estão em fase de conclusão do curso e novos alunos serão integrados à equipe do BLOG, que está sob minha supervisão.

Agradeço para agradeceraos participantessuas valiosas contribuições. Desejo que essa tecnologiade informação e comunicação tenha contribuído na promoção do ensino e da aprendizagem. Sucesso para todos...

Karla Ribeiro



Imagem 1 - Fotografia do grupo de alunos da turma de 2011 no Macacário - ICB/UFPA.



Os alunos da turma de Biomedicina 2011 agradecem a professora doutora Karla Ribeiro pela contínua dedicação e apoio a nossa formação profissional. Obrigado por expandir nossos horizontes com trabalhos e projetos interessantes e enriquecedores.

Desejamos boas-vindas aos colegas da turma de 2012 e desejamos muito sucesso nas atividades futuras!



Imagem 2 - Fotografia de grupo de alunos da turma de 2012 e 2011 que participarão do BLOG e/ou do Projeto Sala de Espera, Laboratório de Microbiologia Ambiental - ICB/UFPA.

quinta-feira, 5 de junho de 2014

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE: UM FUTURO INCERTO

Elaborado pelo discente Rancés Benzecry.


Imagem 1 - Fotografia de um iceberg isolado, provavelmente em processo de degelo.

Cientistas alertam que derretimento de geleiras gigantes ultrapassou o ponto de retorno.

Há muito se previa o inevitável derretimento das calotas polares, e agora esta realidade parece estar diante de todos, cientistas estimam que em torno de alguns séculos elas tenham derretido, elevando assim o nível do mar em um metro, isto por si só será suficiente para causar danos a muitas cidades litorâneas que se encontram abaixo do nível do mar. Isso por que eles relataram no início de maio que algumas geleiras gigantes, ultrapassaram o ponto de retorno, possivelmente causando uma reação em cadeia que poderá levar ao fim do manto de gelo.

Esta pesquisa significa para muitos a sinalização do planeta de que as mudanças climáticas estão realmente acontecendo, estas geleiras demonstram que o derretimento está se acelerando em regiões cobertas por gelo, os cientistas acreditam que esta realidade irá continuar até que se diminua a emissão de gases do efeito estufa.

A Groelândia com 10% do gelo do mundo, pode elevar o nível do mar em sete metros com seu total derretimento. Em 2012 quando o verão do ártico foi quente, houve derretimento superficial em quase todas as geleiras da Groelândia, inclusiva as localizadas nas montanhas, este fato não ocorria há décadas.


Imagem 2 - Fotografia de urso polar equilibrando-se em um fragmento de iceberg.

E neste dia 05/06/2014 onde comemoramos o dia do MEIO AMBIENTE este texto fica para refletimos sobre o que nós estamos fazendo com nosso planeta, há muito tempo vivemos nele, e dele tiramos tudo que precisamos para a sobrevivência de nossa espécie. O ser humano evoluiu e aprendeu a modificar tudo a sua volta, ergueu grandes cidades, incríveis construções, criou tecnologias que antes nunca tinham sido possíveis, mas do que vale tudo isso quando não se respeita a fonte de tudo que nós já criamos? O NOSSO PLANETA TERRA. O futuro está por vim, e só depende de nós conscientizarmos a próxima geração para que cada vez mais possamos ter um desenvolvimento sustentável, e viver em harmonia com nosso planeta e nosso meio ambiente, e um dia possamos usufruir de tudo que ele nos oferece sem medo da iminência de seu fim.

FELIZ DIA DO MEIO AMBIENTE!!

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE: CONSIDERAÇÕES



"A degradação ambiental significa uma ameaça aos sistemas de suporte à vida que se referem aos serviços dos ecossistemas dos quais derivam a viabilidade de todos os seres vivos, inclusive para os humanos."

FREITAS, C. M.; PORTO, M.F. Saúde, Ambiente e Sustentabilidade. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2006.




"A previsão de escassez de recursos naturais básicos e matérias primas é cada vez mais preocupante, seja para a continuidade da vida no planeta, como no caso da água, um bem natural cada vez mais comprometido, seja para a produção e consumo das sociedades industriais."

FREITAS, C. M.; PORTO, M.F. Saúde, Ambiente e Sustentabilidade. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2006.


DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE: QUÃO ECOLOGICAMENTE CONSCIENTE VOCÊ É?

Elaborado pela discente Tamna Almeida.

Imagem 1 - Campanha do PNUMA para divulgação do Dia Mundial do Meio Ambiente, com o lema "aumente sua voz, não o nível do mar".


Principiado pela Assembléia Geral das Nações Unidas durante a Conferência de Estocolmo sobre o Ambiente Humano, em 1972, comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente todo dia 5 de junho.

Nas últimas décadas a abrangência do tópico ultrapassou a esfera político-empresarial. Atualmente é comum ouvir falar de e discutir sobre sustentabilidade, preservação e tantos outros termos atrelados ao cuidado com o meio ambiente.

Ainda assim, a conscientização ecológica está longe da ideal. Além de produtos e serviços oferecidos que não condizem com a realidade ambiental, há principalmente uma perpetuação de práticas e comportamentos prejudiciais ao meio ambiente.

Você já pensou sobre sua rotina e como esta pode contribuir positiva ou negativamente ao ambiente? Confira o teste rápido que elaboramos -- clique em "start quiz", então em "playing without an account" para iniciar.


QUÃO ECOLOGICAMENTE CONSCIENTE VOCÊ É?

Referências:

PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O MEIO AMBIENTE. Faça algo todo dia. Disponível em: < http://www.ipc-undp.org/dmma/facaalgo.htm >. Acesso em: 01 jun 2014.

__________. World environment day: Raise your voice, not the sea level. Disponível em: < http://www.unep.org/portuguese/wed/ >. Acesso em: 01 jun 2014.

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE: 5 DE JUNHO

Elaborado pela discente Thaís Pacheco.



5 de Junho - Dia Mundial do Meio Ambiente

"Cadê a flor que estava aqui?
Poluição comeu
E o peixe que é do mar?
Poluição comeu
E o verde onde é que está?
Poluição comeu
Nem o Chico Mendes sobreviveu"

Xote Ecológico - Luiz Gonzaga

Preserve o meio ambiente. Proteja o seu lar!

terça-feira, 22 de abril de 2014

DIA DA TERRA: CUIDE BEM DA NATUREZA

Elaborado pela discente Thaís Pacheco.

22 de abril - Dia da Terra
"Hoje Acordei Cedo, Contemplei Mais Uma Vez A Natureza
A Chuva Fina Chegava de Mansinho,
O Encanto E Aroma Matinal Traziam Um Ar De Reflexão.
Enquanto Isso, O Meio Ambiente Pedia Socorro.
Era O Homem Construindo E Destruindo A Sua Casa.
Poluição, Fome E Desperdício Deixam O Mundo Frágil E Degradado.
Dias Mais Quentes Aquecem O 'Planeta Água'.
Tenha Um Instante Com A Paz E A Harmonia.
Reflita E Preserve Para Uma Consciência Coletiva.
Ainda Há Tempo, Cuide Bem Da Natureza." Cuide Bem Da Natureza (Gleidson Melo)

22 DE ABRIL: DIA DA TERRA


DIA DO NOSSO PLANETA TERRA
O laço essencial que nos une é que todos habitamos este pequeno planeta. Todos respiramos o mesmo ar. Todos nos preocupamos com o futuro dos nossos filhos. E todos somos mortais. (John Kennedy)



No mistério do sem-fim
equilibra-se um planeta.

E, no planeta, um jardim,
e, no jardim, um canteiro;
no canteiro uma violeta,
e, sobre ela, um dia inteiro,

entre o planeta e o sem-fim,
a asa de uma borboleta. (Cecília Meireles)

DIA DA TERRA

Elaborado pelos discentes do grupo de Alimentação.

DIA DA TERRA
22 DE ABRIL

O Dia da Terra foi criado pelo senador americano Gaylord Nelson, no dia 22 de abril de 1970.

O dia do planeta Terra foi feito para refletir e pensar sobre como podemos cuidar e manter a fauna e flora do nosso país, agredir menos o meio ambiente com nossos avanços tecnológicos, e ter ações cada vez mais sustentáveis.

Atualmente fala-se tanto da necessidade de deixar um planeta melhor para nossos filhos e esquece-se da urgência de deixarmos filhos melhores para o nosso planeta. Não poluir rios, mares e lagos, preservar a mata e a água, patrimônio natural, manter o equilíbrio do planeta deve ser uma consciência que começa com a educação de nossas crianças. É uma responsabilidade ambiental e social de cada um.

Recicle, Reutilize, Reaproveite. Você fazendo a sua parte já é o suficiente. O pensamento deve ser global, mas a ação local, com ações de respeito e amor ao meio ambiente.

22 de abril
Dia Mundial da Terra

Orientadora: Profª. Karla Tereza Silva Ribeiro.
Alunas: Érika Silva, Karla Pantoja, Larissa Barros, Paula Barros e Valéria Leal.

segunda-feira, 7 de abril de 2014

POLÍTICAS DE SAÚDE NO BRASIL



Incorporação de vídeo do YouTube, documentário "POLÍTICAS DE SAÚDE NO BRASIL: Um século de luta pelo direito à saúde".

DIA MUNDIAL DA SAÚDE: PEQUENA PICADA, GRANDE AMEAÇA

Elaborado pelas discentes Elaine Sato e Tamna Almeida.


Imagem 1: Pôsteres da campanha da OMS em comemoração ao Dia Mundial da Saúde figurando crianças brincando em áreas de risco de proliferação de mosquitos, como perto de valas e poças com água parada.
“Pequena Picada, Grande Ameaça” - Proteja-se contra as Doenças Transmitidas por Vetores é o tema do Dia Mundial da Saúde 2014.



No dia 07 de abril comemora-se o Dia Mundial da Saúde, data definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que coincide com o da fundação desta instituição em 1948.

A importância desta comemoração está na divulgação dos problemas de Saúde Pública em nível mundial, bem como, a discussão e desenvolvimento de formas de abordagens eficazes sobre esse tema.

Neste ano de 2014 o tema escolhido foi o de Doenças Transmissíveis por Vetores, "Pequenas picadas, grandes ameaças", com o intuito de socializar conhecimentos básicos sobre os principais vetores associados com a transmissão de doenças. A OMS propõem que neste dia seja divulgado medidas de prevenção que, apesar de simples, são fundamentais para a saúde, como o combate a Dengue.

Vamos entender alguns pontos-chaves:

O QUE SÃO VETORES?
São em maioria insetos (besouros, mosquitos, carrapatos) passíveis de carrear doenças.

COMO OS VETORES PODEM TRANSMITIR DOENÇAS?
Estes podem abrigar agentes infectantes de doenças e transmiti-los ao humano por meio de inoculação (ferroada, picada).

O QUE SÃO AGENTES INFECTANTES?
São micro-organismos que efetivamente causam a doença, como bactérias e vírus.

QUAIS SÃO AS DOENÇAS TRANSMITIDAS POR VETORES?
Há uma grande variedade de doenças transmissíveis por vetores, sendo as mais conhecidas dos brasileiros: Dengue, Malária, Febre Amarela, Doença de Chagas, Leishmaniose.

QUEM ESTÁ EM RISCO?
TODOS NÓS! É certo que moradores de áreas rurais estão em maior risco, porém, com o intenso fluxo de pessoas nos dias de hoje, entre o campo e a cidade, desmatamentos e demais fatores contribuem para a propagação da doença e/ou dos vetores contaminados. Basta lembrar os surtos de Dengue nas capitais que, infelizmente, ocorrem todos os anos.

COMO SE PREVENIR?
A maioria das doenças transmissíveis por vetores pode e deve ser prevenida ao combater-se a proliferação e evitar o contato com o vetor, além da imunização quando disponível.

QUAIS SÃO AS MEDIDAS DE PREVENÇÃO?
Para cada vetor-doença há uma série de medidas preventivas. No entanto, em geral há como tomar precauções básicas, tais quais:

  • Evitar o acúmulo de água parada, como poças em pneus e vasos de planta -- é um ambiente propício para a proliferação dos ovos de mosquitos, por exemplo;
  • Cobrir os recipientes de comida e água para evitar sua contaminação;
  • Utilizar telados e mosquiteiros bem como repelentes para impedir a inoculação;
  • Se em área de alta incidência, usar vestimentas que protejam os braços e as pernas como camisas de manga longa e calças compridas, de preferência de cores claras;
  • Antes de viajar para uma área de alta incidência, procurar o posto de saúde para a devida orientação quanto a imunização -- para algumas doenças, como a Malária, já existem formulações capazes de aumentar as chances do organismo humano combater uma provável infecção. Procure o profissional de saúde com antecedência (de 4 a 6 semanas antes).

Referências:

WORLD HEALTH ORGANIZATION. World Health Day 2014: vector-borne diseases. Disponível em: < http://www.who.int/campaigns/world-health-day/2014/en/ >. Acesso em: 07 abr 2014.

ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE. Dia Mundial da Saúde 2014: Pequenas picadas, grandes ameaças. Disponível em: < http://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=4611:dms&catid=1272:noticiasdtent&Itemid=816 >. Acesso em: 07 abr 2014.

DIA MUNDIAL DA SAÚDE: ÁGUA E SAÚDE


Imagem 1: Ilustração de um globo azul com figuras humanas circundando-o, fazendo atividades diversas como caminhada, ciclismo, dança. No centro os dizeres: "ÁGUA & SAÚDE. DIA MUNDIAL DA SAÚDE, 7 DE ABRIL."



SEU CORPO PEDE ÁGUA
A crise atual da água em nosso país, onde muitos reservatórios secaram, levando a ameaça de racionamento em algumas cidades, nos faz refletir cada vez mais sobre a importância desse líquido tão precioso e necessário para o bom funcionamento do nosso corpo. Hoje, no Dia Mundial da Saúde, retornamos com mais informações sobre a ÁGUA em nosso blog.

Veja a seguir fatos sobre a importância da água para o organismo humano.

Baixe este post completo em formato .pdf -- DOWNLOAD.


sábado, 22 de março de 2014

DIA MUNDIAL DA ÁGUA: HOMENAGEM



Vídeo em homenagem ao Dia Mundial da Água, composto por imagens de paisagens brasileiras (em especial, paraenses) com texto Poema da Água de autoria de Raul Machado e música de fundo de Guilherme Arantes (Terra, Planeta Água).

DIA MUNDIAL DA ÁGUA: REUSE

Dicas e curiosidades para o bom aproveitamento da ÁGUA!!!

  • A água da chuva é coletada, filtrada e levada a um reservatório inferior, em geral enterrado. Uma bomba leva a água para uma segunda caixa d’água, a partir da qual é feita a distribuição para os pontos desejados: torneira de jardim, sanitários e lava roupa são os mais comuns.

  • Imagem 1 - Ilustração de um sistema de captação de água residencial.
    (Fonte)

  • Para quem ainda não tem um filtro em casa, essa ideia é bem prática.

  • Imagem 2 - Esquema de filtro improvisado com garrafa PET.
    (Fonte)

  • Esse é o mictório que parece o rosto de um rei  (a parte amarela da pia é a coroa). Por isso o nome “King of Urinal” (Rei do Mictório). Além de reaproveitar a água, incentiva as boas práticas de higiene.

  • Imagem 3 - Mictórios "King of Urinal".
    (Fonte)

  • Não vamos esquecer da economia na descarga da privada com duas teclas de acionamento.

  • Imagem 4 - Pessoa acionando a descarga de um vaso sanitário.
    (Fonte)

    Referências:

    SOLUÇÕES EM ACESSIBILIDADE, INCLUSÃO E SUSTENTABILIDADE. Reaproveitamento de água. Disponível em: < http://saisconsultoria.wordpress.com/2010/08/22/reaproveitamento-de-agua/ >.

    TUDO INTERESSANTE. Inspire-se! Ótimas ideias para reciclar objetos e materiais que iriam facilmente para o lixo. Disponível em: < http://www.tudointeressante.com.br/2013/09/inspire-se-otimas-ideias-para-reciclar-objetos-e-materiais-que-iriam-facilmente-para-o-lixo.html >.

    DRYWASH. Mictório que incentiva a higiene e economia de água. Disponível em: < http://www.drywash.com.br/blog/2012/04/mictorio-que-incentiva-a-higiene-e-economia-de-agua/ >.

    AGREETEC. Como economizar água em condomínios. Disponível em: < http://www.agreetec.com.br/blog/index.php/como-economizar-agua-em-condominios >.

    quinta-feira, 20 de março de 2014

    DIA MUNDIAL DA ÁGUA


    Imagem 1: Montagem de uma floresta ao fundo e uma gota de água caindo sobre uma poça de água cristalina.
    (Fonte)

    A data instituída no ano de 1992 é um momento para reflexão, análise e conscientização acerca das questões da água, e que anualmente tem tema definido para reflexão mundial sugerido pela Organização das Nações Unidas (ONU). Em 2014 o tema “Água & Energia” está em foco.

    Saiba mais sobre a data e conheça os eventos promovidos em comemoração ao dia mundial da água no site da Agência Nacional de Águas do Brasil.

    Você pode conhecer um pouco mais sobre esse tema nos links abaixo:


    Segue abaixo sugestões de vídeos de interesse sobre esse tema:


    Referências:

    ALQUIMIANDO O MEIO AMBIENTE. Dia Mundial da água: Água e Segurança Alimentar. Disponível em: < http://alquimiandoomeioambiente.blogspot.com.br/2012/03/dia-mundial-da-agua-agua-e-seguranca.html>. Acesso em: 18/03/14.

    BRASIL. Água e Energia é o tema do Dia Mundial da Água. Disponível em: < http://aguasdemarco.ana.gov.br/2014/default.asp>. Acesso em: 18/03/14.

    UNESCO. Agua. Disponível em: < http://www.unesco.org/new/es/natural-sciences/environment/water/world-water-day/>. Acesso em: 18/03/14.

    DIA MUNDIAL DA ÁGUA -- 22/03



    Esse dia foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 22 de Março de 1992. Segundo a ONU 0,008% do total da água potável do nosso planeta está sendo contaminada, pela ação do Homen, podendo haver falta desse “bem natural” para as futuras gerações. O objetivo principal da criação desse dia é incentivar à população a refletir, analisar e conscientizar e elaborar medidas práticas para resolver tal problema.

    domingo, 16 de março de 2014

    ALIMENTOS CONTRA GRIPES E RESFRIADOS

    O inverno amazônico caracterizado por chuvas intensas nos quatro primeiros meses do ano (janeiro, fevereiro, março e abril), com baixas temperaturas e aumento da umidade, aumenta o aparecimento de doenças respiratórias como resfriados e gripes. Em 2014, o inverno em Belém, capital do estado do Pará, começou com muita chuva. Em janeiro, pelas medições do Instituto Nacional de Meteorologia choveu 390 mm, sendo que a média é de 366 mm. Mas em fevereiro, em apenas 12 dias, já choveu 330 mm, 79% da média normal para o mês que é de 417 mm. Fevereiro é o segundo mês mais chuvoso em Belém. Assim, torna-se importante saber que existem alimentos que possuem vitaminas e outras substâncias que podem nos auxiliar no combate das doenças respiratórias. Entre elas está:

    A mais conhecida de todas, a Vitamina C pode ajudar a reduzir os sintomas da gripe. Pode estimular a resistência às infecções através da atividade imunológica de leucócitos e aumentar a produção dessas células de defesa, que têm efeito direto sobre bactérias e vírus, elevando a resistência a infecções. As frutas, verduras e legumes ricos em vitamina C são: acerola, limão, laranja, lima, kiwi, caju, tomates, morangos, folhas verdes escuras e pimentão verde.

    A Vitamina A apresenta um papel muito importante na manutenção da integridade das membranas mucosas e para o sistema imunológico. Sua deficiência provoca uma redução do número de linfócitos T circulantes, aumentando a probabilidade de infecções bacterianas e virais como a gripe. Procure consumir: cenoura, abóbora, batata doce, milho, brócolis, melão cantalupo, mamão, etc.

    A Vitamina E tem grande capacidade antioxidante e interage com as vitaminas A e C que reforçam ainda mais suas propriedades. Sua função principal é proteger as membranas celulares contra substâncias tóxicas, radiação e os radicais livres. E quando há um aumento de radicais livres, nosso organismo se torna mais suscetível às infecções, como pelo vírus da gripe. Além disso, aumenta a produção de células B, células do sistema imune que produzem anticorpos, importantes no combate de micro-organismos. A vitamina E está presente no germe de trigo, óleos vegetais, amêndoas, nozes, castanha-do-pará, gema, vegetais folhosos e legumes.

    Hidrate-se bastante, pois os líquidos são essenciais em casos de gripes já que diluem o muco e ajudam em sua eliminação, melhorando sintomas de obstrução nasal e dor de cabeça, por exemplo.

    A Canja de Galinha pode ajudar e muito para que a gripe vá embora mais rápido, pois quando a carne de galinha é cozida temos a liberação de um aminoácido chamado cisteína. Esse aminoácido tem a capacidade de agir sobre o muco, tornando-o menos espesso. A cisteína tem ação semelhante a acetilcisteína, um princípio ativo usado na formulação de medicamentos para descongestionar os pulmões. Além disso, há tempos já se sabe que líquidos quentes ajudam na expectoração, pois colaboram para aumentar o movimento dos cílios pulmonares e, por consequência, do muco.

    No entanto, existem alguns alimentos que realmente devem ficar bem longe de quem está com gripe, entre eles está o leite e seus derivados. Esse grupo de alimentos propicia a formação de muco no organismo e isso permite que o quadro de mal estar como nariz entupido, por exemplo se prolongue. Na verdade, o objetivo é consumir alimentos que diluam o muco e não que ajudem a formar mais.

    REFERÊNCIAS:

    BANA, F. C.; MAGNONI D. e CUKIER, C. Acerola e Vitamina C na Alimentação. Disponível em: <http://www.amway.com.br/downloads/misc/Acerola_e_Vit_C_IMEN.pdf>. Acesso em: 18/02/2014.

    CLARK, B. Consumo de vitamina A fortalece o sistema imunológico e protege a pele. Globo.com. Disponível em: <http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/nutricao/guia/consumo-de-vitamina-fortalece-o-sistema-imunologico-e-protege-pele.html>. Acesso em: 18/02/2014.

    CLARK, B. Vitamina E 'consumida diariamente' fortalece a imunidade do corredor. Globo.com. 

    DR. DRAUZIO. Gripes e resfriados: entrevista com o médico João Silva de Mendonça. Disponível em : <http://drauziovarella.com.br/audios-videos/estacao-medicina/gripes-e-resfriados/>. Acesso: em 18 Fev. 2014.

    ESTELAR. V. Gripe: Alimentos que aumentam e baixam imunidade. Disponível em: <http://www2.uol.com.br/vyaestelar/nutricaofuncional_gripe.htm>. Acesso em: 18/02/2014.

    G1 MINAS GERAIS. Nutricionista sugere alimentos para combater efeitos de gripe e resfriado. Disponível em: <http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2011/06/nutricionista-sugere-alimentos-para-combater-efeitos-de-gripe-e-resfriado.html>.  Acesso em: 18/02/2014.

    PEGORIM, J. Inverno em Belém começa com muita chuva. Disponível em: http://www.climatempo.com.br/noticias/207147/inverno-em-belem-comeca-com-muita-chuva/. Acesso em: 19/02/2014.






    quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

    A QUALIDADE DA ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO

    Imagem 1: Homem bebendo água numa praia ensolarada.
    (Fonte)

    A vigilância da qualidade da água destinada ao consumo humano é uma atribuição do Ministério da Saúde e consiste em um conjunto de ações a serem adotadas para garantir que a água consumida pela população atenda ao padrão e normas estabelecidas pela legislação vigente (PORTAL DA SAÚDE, 2013).

    Avaliar os riscos à saúde representada pela água utilizada para consumo humano constitui uma premissa da vigilância da qualidade da água (INSTITUTO SALUS, 2012). E para dar amparo foram estabelecidas algumas normas. Em 1977, foi estabelecida no Brasil a primeira legislação sobre as normas e o padrão de potabilidade de água para consumo humano. Logo após este período, nas décadas de 80 e 90 o país passou por um período de amplo processo de reformulação das práticas de saúde pública.

    Em 1999, com a criação da Anvisa, o Ministério da Saúde iniciou a estruturação da vigilância da qualidade de água no Brasil, com a alteração da antiga legislação referente a potabilidade da água para o consumo humano. Isso possibilitou o início da implementação do Programa VIGIAGUA nos três níveis de governo, de acordo com as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente o VIGIAGUA está implementado em todos os estados brasileiros e em 4.815 municípios (87%) (PORTAL DA SAÚDE, 2013).

    Atualmente, a Portaria MS Nº 2.914/2011 é que estabelece os procedimentos e responsabilidades relativos ao controle e vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade (INSTITUTO SALUS, 2012).

    O Brasil atualmente segue as normas de potabilidade da água estabelecidas pela OMS, que estabelece limites máximos de substâncias tóxicas que podem ser encontrados na água que consumimos. Porém, o controle da qualidade da água ainda precisa melhorar bastante, pois a água deve estar pura não apenas de microrganismos, como coliformes fecais, mas também de substâncias tóxicas ao organismo.

    Conheça as etapas de tratamento da água.

    Assista:

    Incorporação do YouTube 1: Animação abordando uso consciente, preservação de mananciais e as etapas de captação, tratamento e distribuição de água potável -- Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN).



    Incorporação do YouTube 2: Vídeo sobre a Estação de Tratamento de Água do Bolonha que abastece a região metropolitana de Belém -- governo do estado do Pará e Companhia de Saneamento do Pará (COSANPA).


    Referências:

    PORTAL DA SAÚDE. Qualidade de água para consumo humano. Disponível em: . Acesso em: 06 de dez. de 2013.

    INSTITUTO SALUS. Qualidade da água para consumo humano: existem riscos à saúde? Disponível em: . Acesso em: 07 de dez. de 2013.

    terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

    RECICLANDO CORRETAMENTE

    Elaborado pelos discentes Elaine Sato e Rancés Benzecry.

    Incontáveis são as formas de reciclar o plástico, mais especificamente a garrafa PET, certo? Artigos de decoração, construção, brinquedos e suportes para hortas ecologicamente corretos.

    Imagem 1: Artesanato com fundos de garrafas PET coloridas em formato de maçãs.

    A resposta é NÃO. A reciclagem só ocorre quando uma garrafa PET antiga é transformada em uma nova. Somente dessa forma estaremos cumprindo o objetivo de cuidar do meio ambiente ao maximizar a utilização da matéria prima, o petróleo. Quando utilizamos uma garrafa PET para transformá-la em outros utensílios há a necessidade de produzir novas garrafas.

    Imagem 2: "O CICLO DO PLÁSTICO -- (1) extração de petróleo, (2) produção de granulados ou pó de plástico, (3) produção de embalagens, (4) consumidor, [(5.1) descarte/lixo comum ou] (5.2) recolha selectiva de embalagens, (6) central de triagem, (7) indústria recicladora, [fecha o ciclo retornando ao (3)].

    Dessa forma, é importante a coleta seletiva, não somente do plástico, para o melhor aproveitamento dos recursos naturais. Para tanto, não basta a coleta somente existir, a população deve contribuir com a separação correta do lixo para que o sistema funcione eficientemente.

    A coleta seletiva em Belém – PA é realizada pela SESAN (Secretaria Municipal de Saneamento), em parceria com empresas e instituições públicas e privadas, que doam o material reciclável (vidro, papel, papelão, plástico, alumínio), sendo este coletado pela Cooperativa de Trabalhadores do Aterro Sanitário do Aurá (COOTPA).

    Imagem 3: Pontos de coleta de seletiva em quatro locais diferentes do campus Belém (UFPA), com com os quatro principais coletores -- verde para vidro, vermelho para plástico, amarelo para metal, azul para papel.

    Já a Universidade Federal do Pará, conta com locais de Entrega Voluntária espalhados pelo campus, e ainda, durante a semana do calouro, a Coordenadoria de Meio Ambiente da Diretoria de Infraestrutura da Prefeitura da UFPA vem promovendo, pelo terceiro ano consecutivo, o “Trote Solidário” denominado: O Papel do Calouro da UFPA.

    “A ideia foi pensada, justamente, para dar um destino adequado a toneladas de papéis utilizados pelos candidatos a uma vaga na UFPA, os quais seriam despejados no lixo comum”, informa a técnica da Coordenadoria de Meio Ambiente, Liana Machado.

    A ação ocorrerá entre os dias 24 a 28 de fevereiro, no período de 10h às 12h. O ponto de coleta será ao lado do Centro de Eventos Benedito Nunes.

    Leia mais sobre o trote solidário "O Papel do Calouro da UFPA".

    Referências:

    A NOSSA GEOGRAFIA. O ciclo do Plástico, do Papel e do Vidro. Disponível em: . Acesso em: 09/02/2014.

    BRASIL. Serviços. Disponível em: . Acesso em: 09/02/2014.

    ECODEBATE CIDADANIA & MEIO AMBIENTE. A armadilha do PET, artigo de Norbet Suchanek. Disponível em: < http://www.ecodebate.com.br/2014/01/07/a-armadilha-do-pet-artigo-de-norbert-suchanek/>. Acesso em: 09/02/2014.

    RECICLAGEM MEIO AMBIENTE. Decoração com reciclagem de garrafa pet. Disponível em: < http://www.reciclagemnomeioambiente.com.br/decoracao-com-reciclagem-de-garrafa-pet/>. Acesso em: 09/02/2014.

    UFPA SUSTENTÁVEL. Entendendo a coleta seletiva solidária. Disponível em: < http://www.ecodebate.com.br/2014/01/07/a-armadilha-do-pet-artigo-de-norbert-suchanek>. Acesso em: 11/02/2014.

    VESTIBULAR NO PARÁ. Trote solidário da UFPA quer arrecadar mais de uma tonelada de papel. Disponível em: . Acesso em: 11/02/2014.

    terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

    O AÇAÍ é uma boa fonte de antioxidantes e ferro?

    Imagem 1: Gráfico com foto conceitual de uma bandeira do Pará feita com caroços de açaí e farinha de tapioca em uma cesta rasa quadrada de palha, ao lado os dizeres: "Açaí? Fonte antioxidantes e ferro".

                          
    Imagem 2: "Fonte de antioxidantes: recomendado."                                         Imagem 3: "Fonte de ferro: Não recomendado."


    Disponível no formato .pdf -- download.

    domingo, 19 de janeiro de 2014

    PRAIA (JOGO DOS 7 ERROS)


    Duas ilustrações similares, uma paisagem de praia com guarda-sóis,
    animais, crianças, adultos e brinquedos, porém a inferior apresenta sete diferenças da superior.

    Identifique as diferenças e perceba o papel de cada uma no ambiente.

    Resposta: 

    domingo, 12 de janeiro de 2014

    CIDADE DAS MANGUEIRAS, 398 ANOS

    Colagem com imagens de lugares e do cotidiano da cidade de Belém, com frutas, cerâmica marajoara, fitas de Nossa Senhora de Nazareth e brinquedo de mirití. "BELÉM, PARÁ, 398 ANOS; 'Sobre o verde berço da floresta / Onde brota fauna e flora tão vibrante / Nasceste tu, minha Belém / Entre o leve alento dos igarapés / E agrados de rios afluentes'. Parabéns, Belém!"

    segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

    MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS

    Cartilha sobre boas práticas para serviços de alimentação -- ANVISA (Resolução - RDC nº. 216/2004.