domingo, 14 de setembro de 2014

CRISE DA ÁGUA EM SÃO PAULO

Elaborado pelo discente Rancés Benzecry.



Baixe este post completo em formato .pdf -- DOWNLOAD.



  • O nível do Sistema Cantareira caiu novamente segunda-feira dia 08/09/2014.
  • São dados da SABESP (Companhia de Saneamento Básico de São Paulo).
  • O reservatório chegou aos 10,1% de sua total capacidade.
  • E o Sistema Alto Tietê recuou 0,2% do volume registrado no dia anterior, e agora opera com 14,7% de capacidade.
  • A represa do Guarapiranga também apresentou queda de 0,3% e chegou aos 57,6%.


Alguma medida precisa ser tomada para segurar esta crise, pois é uma vergonha para todos nós, que se tenha desenvolvido tantas tecnologias científicas e em diversas áreas do conhecimento no país, e estejamos agora em crise com o que tem de mais precioso para nossa sobrevivência: A ÁGUA.


“Esgoto tratado poderia ser a fonte mais segura e ecologicamente saudável de água da torneira. Mas isso se conseguirmos superar a repulsa.”
Olive Hefferman



Um projeto de 6 anos, concluído em 2013 na Instalação Avançada de Purificação de Água (Advanced Water Purification Facility, AWPF), em San Diego, Califórnia, USA, mostrou que a água proveniente de esgotos de prédios residenciais era além de mais limpa que a água potável convencional, como também tem menor custo de obtenção de água doce, tal como a dessalinização. Uma revolução para o mundo, visto que as fontes de água doce estão secando cada vez mais.


Referência:

SCIENTIFIC AMERICAN BRASIL - Agosto 2014 - nº 147, p.58-65. VOLUME DO SISTEMA Cantareira chega aos 10,1% nesta segunda-feira. Disponível em: http://noticias.r7.com/sao-paulo/volume-do-sistema-cantareira-chega-aos-101-nesta-segunda-feira-08092014

Nenhum comentário:

Postar um comentário