sábado, 24 de dezembro de 2016

FELIZ NATAL E PRÓSPERO 2017!

Da esquerda para a direita: Wallef Monteiro, Tamna Hatchwell, Dennis Imanuel, Bruno Ataíde, Carolina Pampolha.

A equipe do blog Saúde & Ambiente Amazônico agradece a companhia neste ano de 2016 e deseja à todos seus visitantes feliz festas e que este próximo ano de 2017 seja fértil de boas idéias, descobertas e ações positivas!

domingo, 5 de junho de 2016

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE -- A IMPORTÂNCIA DOS MICRO-ORGANISMOS


Fonte: Vistazo.

Hoje celebramos o DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE e nós, do blog SAÚDE & AMBIENTE AMAZÔNICO, gostaríamos de comemorar esta data conversando um pouco sobre micro-organismos.

É comum pensarmos apenas em florestas e oceanos quando falamos em meio ambiente, esquecendo/ignorando que o termo é extremamente amplo e inclui, além de você e eu, o que é imperceptível a olho nu – bactérias, fungos, protozoários, vírus.

domingo, 29 de maio de 2016

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE


Desde a década de 70, quando da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente em Estocolmo, celebra-se o Dia mundial do Meio Ambiente com o intuito de evidenciar as variadas e complexas problemáticas ambientais, bem como, a promoção da conscientização da preservação dos recursos naturais e medidas ecologicamente sustentáveis.

sábado, 28 de maio de 2016

DESPEDIDA DA TURMA BIOMEDICINA 2013


Fechamos mais um ciclo no BLOG SAÚDE & AMBIENTE AMAZÔNICO -- agradecemos a participação da Turma Biomedicina 2013, e das professoras Karla Ribeiro e Isabel Cabral na orientação dos textos.

Aos nossos leitores, nosso muito obrigado! E que venha a nova fase do blog!

terça-feira, 22 de março de 2016

DIA MUNDIAL DA ÁGUA


Para 2016, a celebração do dia mundial da água no contexto dos diálogos estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) traz o tema 'água e trabalho'. O objetivo é ressaltar a relação pouco estabelecida entre estes, no entanto tão própria e antiga, e o quão importante é levar-se em consideração o papel desta relação a fim de estabelecermos melhores hábitos e políticas sustentáveis visando este recurso precioso -- a água.


Saiba mais:

sexta-feira, 11 de março de 2016

OS PREJUÍZOS DAS QUEIMADAS


O fogo foi uma das primeiras fontes de energia a ser dominada pelo ser humano e um fenômeno natural que sempre existiu na superfície do planeta, sendo também um dos responsáveis pela predominância de vários ecossistemas terrestres (SOARES, 1995). Inicialmente foi muito usado para o aquecimento, iluminação, para a proteção dos animais que poderiam se aproximar e para preparar alimentos.

O incêndio se caracteriza pela queima de maneira descontrolada que pode causar diferentes impactos para o meio ambiente assim como para a sociedade. Este pode ocorrer de forma natural, acidental ou criminosa, sendo neste último caso, provocado pelo homem. Já a queimada, se caracteriza pela queima de maneira controlada e de origem antrópica.

quinta-feira, 10 de março de 2016

IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS PELO DESASTRE EM MARIANA/MG


O rompimento da barragem do Fundão integrante do complexo minerário de Germano, da mineradora Samarco, ocorreu no dia 5 de novembro de 2015 e causou uma avalanche de 40 bilhões de litros de rejeitos de mineração que arrasou o distrito de Bento Rodrigues, município de Mariana (MG), destruindo casas e ocasionando a morte de moradores e funcionários da mineradora. Uma barragem de rejeitos é formada por uma estrutura de terra que armazena rejeitos de mineração, um material sem valor econômico, mas que pode causar danos ambientais e, portanto, deve ser devidamente armazenado.

A Samarco é a 10º maior exportadora de pelotas de minério de ferro do Brasil e tem unidades em Minas Gerais (unidade de Germano, em Mariana) e Espírito Santo (unidade de Ubu, em Anchieta). Na unidade de Germano existem três barragens: Germano, a maior delas; Santarém, que armazena água; e Fundão (com rejeitos de mineração da Samarco e da Vale).

sábado, 27 de fevereiro de 2016

USO DE PESTICIDAS EM ALIMENTOS


USO DE PESTICIDAS EM ALIMENTOS


No Brasil o uso de agrotóxicos vem sendo utilizado cada vez mais na prevenção ou extermínio de pragas e doenças da lavoura. Os pesticidas, também conhecidos por agrotóxicos, são substâncias que devido as suas propriedades químicas, possuem efeitos letais para determinados seres vivos, inclusive o homem (MATA, 2013). 

Desde 2008, o Brasil é o pais que mais usa agrotóxico no planeta, chegando em 2009, a marca de mais um bilhão de litros de agrotóxicos aplicados, dando o equivalente a um consumo médio de 5,2 kg de agrotóxico por habitantes (LONDRES, 2010). 

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

QUEIMADAS NA FLORESTA AMAZÔNICA



O antigo ato de provocar queimadas em determinadas áreas da Floresta Amazônica a fim de viabilizar o solo para a agricultura, incluindo o controle de pragas, renovação de pastagens, colheita da cana de açúcar e mudança de plantio, é uma prática recorrente nos dias de hoje por pequenos e grandes agricultores. Sendo atrativa por ser uma atividade eficiente e de baixo custo, tornando-se assim um dos principais fatores de queimadas de grandes proporções na Amazônia.

O conhecimento da diferença dos conceitos de queimada, focos de calor e incêndio florestal é uma importante informação, para se evitar falsos entendimentos. As temperaturas registradas acima de 47 °C é o que chamamos de focos de calor; já o incêndio florestal é caracterizado pelo descontrole da propagação do fogo, podendo ter origem natural ou antrópica (pontas de cigarro atiradas em beiras de estrada; fogueiras mal apagadas; incêndios criminosos).

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Biomedicina 2013

Ilustração: Alunos & Professores
Fonte: Adaptado de Pixabay

A equipe do BLOG Saúde & Meio Ambiente Amazônico acolhe com alegria as contribuições dos alunos da Turma de 2013 do Curso de Biomedicina da UFPA nesta nova etapa de trabalho de 2016.

Orientação/2016: Karla Ribeiro & Isabel Cabral.
Colaborador: Tamna Hatchwell.
Responsável: Karla Ribeiro.