terça-feira, 31 de dezembro de 2013

FELIZ ANO NOVO!

Aos visitantes,
Agradecemos pelo acesso e divulgação das postagens, o interesse e veiculação das informações sobre a temática meio ambiente e saúde do nosso BLOG.

Aos colegas de turma,
Somos gratos pela contribuição, a excelente qualidade dos materiais para postagem e o companheirismo diário que nos une no âmbito acadêmico e, em breve, profissionalmente.

À professora Karla Ribeiro,
Nossa gratidão pela oportunidade de contextualizar os ensinamentos formais da disciplina Eco-Epidemiologia II (Saúde Pública e Meio Ambiente) e por sua postura inspiradora como professor-pesquisador.

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

RECICLAGEM DO LIXO DOMICILIAR

A reciclagem é fundamental para diminuir os impactos ambientais no planeta, pois economizamos recursos naturais não renováveis, geramos empregos diretos ou indiretos e evitamos o depósito de materiais tóxicos e/ou de difícil decomposição no ambiente.

Para que a reciclagem seja satisfatória, o sistema de coleta e a separação do lixo devem ser eficientes, o que depende do poder público – responsável pela coleta e pelo destino dado ao lixo – e de cada cidadão – responsável por separar seu lixo de maneira adequada.
Nem sempre qualquer lata de lixo é o local ideal para jogarmos todo o nosso lixo. Através da correta separação e organização dos resíduos, é dado um destino correto a cada tipo de descarte.

Para que tudo isso ocorra, primeiro devemos mudar os nossos hábitos de consumo, ou seja, comprar objetos com poucas embalagens e bebidas em frascos reaproveitados ou reciclados; diminuir o uso de papel e plásticos e aproveitá-los ao máximo antes de descartá-los.
O MEIO AMBIENTE E AS FUTURAS GERAÇÕES AGRADECEM!

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

RESÍDUOS QUÍMICOS

Quando pensamos em resíduos químicos, é pertinente entender sua natureza físico-química e sua origem.

Segundo a RDC (Resolução de Diretoria Colegiada) 306/2004, formulada pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), RESÍDUOS QUÍMICOS contém substâncias químicas que podem apresentar risco à saúde pública ou ao meio ambiente, dependendo de suas características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade e toxicidade.

De acordo com a NBR Nº 16725/2011 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), RESÍDUO QUÍMICO é toda substância, mistura ou material remanescente de atividades de origem industrial, serviços de saúde, agrícola e comercial, a ser destinado conforme legislação ambiental vigente, tais como utilização em outro processo, reprocessamento/recuperação, reciclagem, coprocessamento, destruição térmica e aterro.

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

BOAS DICAS PARA O NATAL PARAENSE


Imagem 1: Colagem com três imagens; no topo à esquerda, grande variedade de frutas típicas da região Norte como cupuaçu, ingá, açaí, uxi etc.; no topo à direita, o tradicional Panettone natalino com frutas cristalizadas; abaixo e ao centro, três bolas de Natal próximas aos dizeres, "Feliz Natal e Próspero Ano Novo".

Cento e vinte e oito panificadoras de 20 municípios paraenses oferecem aos consumidores diversos produtos natalinos com toque regional. O Festival Natalino Ceia Paraense, que teve como base o projeto Sabores do Pará, ocorrido em Belém, é desenvolvido pelo Sebrae no Pará em parceria com a Casa do Sorveteiro e OCRIM. Tem como base o Encadeamento Produtivo das Empresas de Indústria de Alimentos e Bebidas, que traz entre suas estratégias a aproximação das empresas fornecedoras com as empresas de micro e pequeno porte.

“Identificamos, em um primeiro momento, oito produtos de maior consumo no período natalino oito produtos, que foram formatados com os sabores da gastronomia paraense, acrescidos de frutas exóticas e outros elementos regionais”, explica Leda Magno, coordenadora do projeto de Panificação do Sebrae no estado.

O Festival está será realizado em 120 panificadoras dos municípios de Belém, Ananindeua, Marituba, Barcarena, Abaetetuba, Santa Maria, Castanhal, Curuça, Vigia, Santa Izabel do Pará, São Miguel do Guamá, Bragança, Salinópolis, Nova Timboteua, Marabá, Parauapebas, Redenção, Santarém e Monte Alegre.

“Para composição das receitas, mapeamos os produtos tradicionais do período e pesquisamos a combinação de ingredientes para manter qualidade no sabor e aparência, a partir disso, fragmentamos as receitas e associamos o toque regional, mas com cautela para não descaracterizar o Natal”, explica a gestora, ao se referir ao uso das frutas cristalizadas, uvas passas e outros, cuja preocupação foi manter a tradição e originalidade dos produtos e, ao mesmo tempo, atender a demanda crescente de consumidores modernos que buscam produtos sem imitações e exclusivos. Os preços variam entre R$ 4 e R$ 20 e, segundo a gestora, a intenção é incrementar as vendas em 20% nesse período.

Com base nessas referências foram criados os produtos: Panetonne Paraense, Panetonne Paraense Folhado, Rosca Natalina Paraense, Colomba Pascoal Pai D’égua, Cuca Noel Marajoara, Gallup à Grão Pará, Rosastone de Cupuaçu, Rocantone Natalino e Bolo Rei Açaí. “Nossa proposta é apresentar um novo cenário para a indústria de alimentos, dando ênfase aos produtos especiais que transformam a ceia natalina mais paraense", argumenta. Os produtos estarão disponíveis nas lojas credenciadas até 31 de dezembro.

Lista de empresas.
Serviço:
Jecyone Pinheiro - Agência Sebrae de Notícias no Pará
Atendimento à Imprensa

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

DECORAÇÃO SUSTENTÁVEL

Imagem: Espaços públicos decorados para o Natal com Papai Noel, velas e árvore de Natal confeccionados com garrafas PET coloridas. Texto - ORNAMENTAÇÃO DE NATAL DE SANTA BÁRBARA - PA
Pergunta
O que fazer para tornar uma cidade sustentável?
Como um município pode aplicar políticas públicas voltadas para a preservação do meio ambiente?

Resposta
É só conhecer a ornamentação natalina com garrafa PET do município de Santa Bárbara no estado do Pará.

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

LIMPEZA DO LAGO BOLONHA

Em virtude das constantes queixas da população frente à falta de água, que tem assolado diversos bairros da cidade de Belém, a Companhia de Saneamento do Pará (COSANPA), responsável pelo abastecimento de água e saneamento do estado, promoveu a limpeza do Lago Bolonha. A limpeza desse lago, que represa a água captada no rio Guamá, deve ser realizada com periodicidade tendo em vista a proliferação de plantas aquáticas (macrófitas), que comprometem o fornecimento de água pelo sistema de público. Essa situação se reflete na população da cidade que fica sem fornecimento de água várias vezes ao dia e por vários dias, nos diferentes bairros da cidade.


Imagem 1: Fotografia de dois funcionários da COSANPA, vestindo roupa de mergulho,
supervisionando a retirada do excesso de plantas aquáticas do lago Bologna pela manhã.
(Fonte)

A empresa, então, realizou a contratação do serviço de limpeza, o qual finalmente foi concluído. Sendo realizada a remoção das plantas, também, com o propósito de preservar a fauna local, visto que o crescimento excessivo dessas plantas reduz o nível de oxigênio da água, limitando a vida no lago. Além disso, cerca de 400 animais foram resgatados e remanejados para a área do Parque do Utinga.

A população espera que com esse serviço o fornecimento de água normalize na cidade.

Saiba mais em:
Cosanpa encerra nesta quinta-feira, 31, a limpeza dos Lagos Bolonha e Água Preta;
Limpeza aumenta captação no Bolonha.

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

DESCARTE DE PILHAS E BATERIAS


Imagem 1 - Composição gráfica de par de mãos pintadas como aves, segurando pilhas acima do texto em destaque: "A natureza está esperando um gesto seu. Campanha de reciclagem - cartões plásticos, pilhas, baterias".

Por estas épocas de fim de ano, novos equipamentos eletrônicos invadem as vitrines de lojas e mercados em geral, é grande a procura por estes equipamentos, são artigos que agradam a todas as idades, e devido ao grande avanço tecnológico, hoje possuem várias funções, que agradem a todos os gostos e ‘bolsos’. A procura por estes elementos aumenta ao final do ano, principalmente na época do Natal, em que as pessoas procuram por artigos que decorem suas casas, artigos relacionados a presentes, brinquedos, artigos pessoais etc.

Atualmente isto tem gerado debate e preocupação de algumas entidades privadas e órgãos públicos, devido ao grande consumo aparelhos eletrônicos, como celulares, câmeras fotográficas, artigos que funcionam a base de pilhas e baterias.

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

BIOMEDICINA - BANCO DE SANGUE E HEMATOLOGIA

Uma das muitas áreas de atuação do biomédico é a Hematologia e, respeitando a atuação médica, a Hemoterapia. Exames diagnósticos em Hematologia realizados pelo biomédico podem ser o eritrograma, o mielograma, o coagulograma e o leucograma, por exemplo. Em Hemoterapia, tanto a chefia técnica e o processamento dos exames de triagem em banco de sangue podem e devem contar com o profissional biomédico.

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

DIA INTERNACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA


Imagem 1: Ilustração em estilo infantil de uma criança deficiente visual e seu cão-guia, uma garotinha loira, e um rapaz cadeirante;
os dizeres, "3 de Dezembro: Dia das pessoas com deficiência -- 'O Sonho da igualdade só cresce no terreno do respeito pelas diferenças.' Augusto Cury".
(Fonte)
Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), em torno de 650 milhões da população mundial convivem com algum tipo de deficiência. Apenas no Brasil, estima-se que sejam 24 milhões. Entre países ricos e pobres, as dificuldades enfrentadas pelos deficientes no seu cotidiano são apenas suavizadas quando em situações mais favoráveis – a luta pelo reconhecimento de suas capacidades e direitos é universal e está longe de se ver finalizada.

Em 14 de outubro de 1992, a Comissão dos Direitos das Pessoas com Deficiência por meio da Assembleia Geral da ONU, instituíram o dia 3 de dezembro como o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência com o intuito de concentrar as atenções sobre as lutas, dificuldades e habilidades das pessoas com deficiência, gerando discussões sobre visibilidade, acessibilidade e engajamento com políticas públicas mais abrangentes.

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

IMPORTÂNCIA DAS ÁREAS VERDES NO MEIO URBANO

Os parques são fragmentos da natureza no meio urbano que começaram a surgir a partir da mudança da mentalidade ocidental sobre conservação. Eles representam um alívio em relação aos problemas da cidade, principalmente quando pensamos em poluição, lixo e todo o estresse que a vida agitada das cidades nos oferece. Na Europa, no século XIX, existiram os médicos higienistas que defendiam a criação de espaços ajardinados nas cidades que promovessem uma vida mais saudável, comparando os parques aos pulmões, necessários para revigorar a atmosfera. No Brasil, temos vários exemplos desses parques conservados, um bastante famoso é o Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro. E aqui na nossa cidade, também tem suas áreas verdes, o Museu Emílio Goeldi e o Bosque Rodrigues Alves, este último inclusive está na lista dos jardins brasileiros que integram a Botanic Gardens Conservation International (BGCI), rede mundial com 1.846 jardins em 148 países e mais de 4 milhões de coleções de plantas vivas.

Imagem 1: Museu Emilio Goeldi. Fonte: http://www.panoramio.com/photo