Fonte: Google Images
Dia Mundial da Saúde - 07/04
Te cuida, maninho (a)!
O DIA MUNDIAL DA SAÚDE foi criado com a finalidade de conscientizar a população sobre aspectos da saúde, em modo geral, de modo que a população tenha conhecimento sobre os benefícios de atentar-se sobre a sua vida.
Segundo a Assembleia Geral das Nações Unidas, que incorporou como um dos itens da Resolução A/RES/67/81 – Saúde Global e Política Externa, em 12 de dezembro de 2012, o discurso sobre Cobertura Sanitária Universal (CSU), a população precisa ter acesso a todos os serviços de saúde dos quais necessita.
“A cobertura sanitária universal consiste em cuidar para que o conjunto da população tenha acesso, sem discriminação, aos serviços públicos essenciais, definidos em nível nacional, para aquilo que é da promoção da saúde, da prevenção, do tratamento e da readaptação e aos medicamentos de base, seguros, abordáveis, eficazes e de qualidade, fazendo que o custo não leve os usuários a dificuldades financeiras, particularmente os pobres, as pessoas vulneráveis e as camadas marginalizadas da população” (ONU, 2012).
Além do mais, o Ministério da Saúde disponibiliza em seu site (confira aqui!) um calendário com todas as datas destinadas à conhecimento dos profissionais de saúde como da comunidade em geral.
Com isso, no dia 7 de abril, comemoramos o Dia Mundial da Saúde, com o intuito de saber o quão importante é se ter conhecimento acerca dos cuidados que uma pessoa deve saber para ter bem-estar e longevidade de vida.
Confira o vídeo abaixo:
Fonte: Faz Bem Dicas de Saúde, 2019.
SAÚDE NO BRASIL
Atualmente, ter uma boa qualidade de saúde no Brasil, é um desafio, tanto para a OMS quanto para o SUS (Sistema Único de Saúde), que aliás, é um sistema muito bem avaliado mundialmente. Entretanto, a vida corriqueira faz com que esqueçamos de realizar a autoavaliação e de ter mais cuidado com a saúde. O Dia Mundial da Saúde nos faz lembrar o quanto nos negligenciamos de um bem único, A NOSSA SAÚDE.
Hipertensão e Diabetes: Devemos combatê-los!
São as duas maiores “epidemias” do país. Para os portadores dessas doenças, no entanto, já existe toda uma estrutura de atendimento pelo SUS. Outro problema de saúde que que deve ser analisado com cautela é a Obesidade, que cresce a níveis alarmantes. Esse agravo é um importante fator de risco para o diabetes e a hipertensão, além de ser responsável por diversas outras complicações à saúde. Além do estresse, que está muito presente no dia a dia das pessoas, o qual pode, posteriormente, levar a doenças cardiovasculares, e psicossociais.
Então, maninho (a), sabendo disso tudo, que tal parar um pouco com a correria e cuidar da sua saúde?
Já fez seu check-up de rotina?
Positividade SEMPRE!
REFERÊNCIAS
BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Calendário da Saúde. Brasil. Disponível em: http://portalms.saude.gov.br/calendario-da-saude. Acesso em: 7 abr. 2019.
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DO ESTADO DE SÃO PAULO. SEMANA DA SAÚDE. Destaques. Brasil, Disponível em: http://www.saude.sp.gov.br/resources/ces/homepage/destaques/semana_da_saude_2018.pdf. Acesso em: 7 abr. 2019.
Nenhum comentário:
Postar um comentário