DIA MUNDIAL SEM TABACO (31 de Maio)
O Dia Mundial Sem Tabaco – 31 de maio – foi criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo. No Brasil, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) é órgão responsável pela divulgação e elaboração do material técnico para subsidiar as comemorações em níveis federal, estadual e municipal (INCA, 2019).
Leia mais!
QUAL A COMPOSIÇÃO DO CIGARRO?
COMPLICAÇÕES NÃO-TRANSMISSÍVEIS COM O USO DO CIGARRO
O tabagismo e a exposição passiva ao tabaco são importantes fatores de risco para o desenvolvimento de uma série de doenças crônicas, tais como câncer, doenças pulmonares e doenças cardiovasculares, de modo que o uso do tabaco continua sendo líder global entre as causas de mortes evitáveis (WHO, 2009; 2011; BVMS, 2017).
A INDÚSTRIA DO TABACO E A POPULAÇÃO JOVEM
Figura 4: Como a indústria mira o público jovem (Irish Cancer Society, ca. 2017)
Já passou muito tempo desde que a indústria do tabaco prometeu parar de angariar pessoas jovens a fumar em cigarros. Philip Morris Internacional diz que isto é um “projetando um futuro livre de cigarros”, assim como o Tabaco Americano Britânico proclama estar “transformando o tabaco em um produto mais saudável (New York Times, 2018).
Enquanto isso, no Brasil, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) divulgou pesquisa em que constata que, apesar de a legislação brasileira proibir a venda de cigarros para menores, a ampla maioria dos adolescentes têm acesso ao produto, em um claro desrespeito à lei, o que contribui para o aumento na iniciação de jovens no tabagismo (Agência Brasil, 2018).
O TABACO E O MEIO AMBIENTE
Figura 5: Jornal Rio das Ostras (2018)
A nicotina é rapidamente absorvida através da pele pelos fumicultores, provocando uma afecção chamada “doença do tabaco verde” (caracterizada por sintomas que incluem náusea, vômito, fraqueza, dor de cabeça, tonteira, dores abdominais, dificuldade para respirar e flutuações na pressão sanguínea).
E para garantir uma folha de boa qualidade, a produção de tabaco requer o uso intensivo de pesticidas, que têm provocado danos à saúde dos agricultores e de suas famílias, como intoxicações agudas e incapacidade para o trabalho. Como se trata de uma produção familiar, as crianças também são atingidas.
O cultivo do tabaco está também associado ao desmatamento, porque a madeira é frequentemente usada como combustível para secar as folhas de tabaco. O desmatamento é associado a surtos de parasitismo e outras doenças infecciosas, ao favorecer a disseminação de mosquitos da malária ou larvas de água doce (INCA, 2019).
A PREVALÊNCIA DE FUMANTES NO BRASIL
O percentual de adultos fumantes no Brasil vem apresentando uma expressiva queda nas últimas décadas em função das inúmeras ações desenvolvidas pela Política Nacional de Controle do Tabaco (INCA, 2019).
Os indicadores relacionados ao tabagismo evoluíram de modo extremamente favorável. A frequência de fumantes diminuiu em média 0,59 ponto percentual (pp) ao ano, e a de adultos que fumam 20 ou mais cigarros por dia, em 0,20 pp ao ano. A frequência de fumantes passivos no local de trabalho (disponível desde 2009) diminuiu em média 0,67 pp ao ano (VIGITEL, 2017).
VOCÊ QUER PARAR DE FUMAR?
Equivocadamente muitas pessoas acreditam que o tabagista é um “viciado", “sem força de vontade", “que não deixa de fumar porque não quer". Não é isso. Na verdade quem fuma sofre de dependência química, ou seja, é alguém que ao tentar deixar de fumar, se defronta com grandes desconfortos físicos e psicológicos que trazem sofrimento, e que pode impor a necessidade de várias tentativas até que finalmente consiga abandonar o tabaco. Entender o que acontece com o tabagista e suas tentativas de parar de fumar é fundamental para que se possa ter a real dimensão do problema. Portanto, se você quer parar de fumar comece escolhendo uma data para ser o seu primeiro dia sem cigarro. Este dia não precisa ser um dia de sofrimento. Faça dele uma ocasião especial e procure programar outra coisa que goste de fazer para se distrair e relaxar.
Acesse o folder para mais sugestões! Você consegue!
REFERÊNCIAS
Brasil. Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde. Estimativas sobre frequência e distribuição sociodemográfica de fatores de risco e proteção para doenças crônicas nas capitais dos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal em 2017 – Brasília: Ministério da Saúde, 2019. 130.: il. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/vigitel_brasil_2017_vigilancia_fatores_risco_1ed_rev.pdf Acesso em 24 mai. 2019.
DE OLIVEIRA, Nielmar. Adolescentes têm amplo acesso à compra de cigarros, constata Inca. EBC - Agência Brasil, Rio de Janeiro, 27 nov. 2018. Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2018-11/adolescentes-tem-amplo-acesso-compra-de-cigarros-constata-inca. Acesso em: 25 mai. 2019.
KAPLAN, Sheila. Big Tobacco’s Global Reach on Social Media: The tobacco industry says it no longer tries to hook new generations of smokers. So what’s behind the legions of beautiful young people in smoking, vaping and partying posts with the same hashtags?. The New York Times, New York, 24 ago. 2018. Disponível em: https://www.nytimes.com/2018/08/24/health/tobacco-social-media-smoking.html. Acesso em: 24 mai. 2019.
INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Programa Nacional de Controle do Tabagismo: Tratamento do tabagismo. [S. l.], 22 maio 2019. Disponível em: https://www.inca.gov.br/programa-nacional-de-controle-do-tabagismo/tratamento. Acesso em: 24 mai. 2019.
INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Observatório da Política Nacional de Controle do Tabaco: Dados e números da prevalência do tabagismo. [S. l.], 3 abr. 2019. Disponível em: https://www.inca.gov.br/observatorio-da-politica-nacional-de-controle-do-tabaco/dados-e-numeros-prevalencia-tabagismo. Acesso em: 25 mai. 2019.
INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Dia Mundial sem Tabaco - 2012: Fumar: faz mal pra você, faz mal para o planeta (A interferência da indústria do tabaco). [S. l.], 14 nov. 2018. Disponível em: https://www.inca.gov.br/campanhas/dia-mundial-sem-tabaco/2012/fumar-faz-mal-pra-voce-faz-mal-para-o-planeta-interferencia-da. Acesso em: 24 mai. 2019.
TOBACCO CONTROL RESEARCH AND KNOWLEDGE MANAGEMENT CENTER (TRC). Evaluation of Thai Limitations for Tobacco Control... [S. l.], 25 abr. 2016. Disponível em: http://www.trc.or.th/en/news-activities/trc-activities/214-evaluation-of-thai-limitations-for-tobacco-control-and-challenging.html. Acesso em: 24 mai. 2019.
Nenhum comentário:
Postar um comentário