domingo, 19 de maio de 2019

Dia Nacional do Controle das Infecções Hospitalares

15 DE MAIO:
Dia Nacional do Controle das Infecções Hospitalares

Fonte: Associação Mineira de Epidemiologia e Controle de Infecções (AMECI, 2018)

Leia mais!

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) as Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) estão entre as segundas maiores causas de morte em pacientes hospitalizados ou em pós-cirúrgicos. Além de que as IRAS geram ao paciente e ao local no qual ele está em tratamento um alto custo, assim como da extrema fragilização do mesmo, contribuindo com a piora em seu quadro.

Porém, em relação aos custos do tratamento, temos uma clara diferença, demonstrada em uma pesquisa realizada do ano de 2012, no Hospital da Santa Casa de Minas Gerais, na qual foi verificado que o gasto diário com um paciente com infecção hospitalar chega a R$ 1.502,18, um gasto adicional de R$ 1.065,05 comparado ao custo de pacientes sem infecção hospitalar (DE PAULA et a.l, 2011).


Olhando por todos os ângulos, o que pode acarretar nas IRAS não se trata “apenas’ de infecções hospitalares, trata-se também de um problema de saúde pública, onde estão envolvidos os profissionais de saúde e os pacientes.

Por isso tudo, o dia 15 de Maio tornou-se o Dia Nacional do Controle das Infecções Hospitalares, por meio da Lei Nº 11.723/2.008, que visa a conscientização da população e dos profissionais ligados à área da saúde.

Além disso, por meio da Portaria MS/GM Nº 2.616/1998 são estabelecidas as diretrizes e normas para o controle de infecção hospitalar no país, bem como das competências dos diferentes níveis de governo e dos hospitais.

Na atualidade, os Programas de Controle de Infecções (PCI) são incorporados por todos os estabelecimentos de saúde, relacionando-se diretamente com a qualidade da assistência e segurança do paciente.

Atualmente, é muito comum hospitais, clínicas e outras unidades de saúde coletiva promoverem campanhas e ações voltadas para a prevenção do grande mal que assombra a maioria dos pacientes hospitalizados ou em pós-cirúrgico.

Entre essas ações, destaca-se as campanhas de higienização das mãos, pois reduzem muito as IRAS.

Confira a pequena cartilha que trata sobre as medidas que devemos tomar, no momento da limpeza das mãos:
Fonte: BRASIL/ANVISA, 2016, Disponível em: Clique aqui! 

Também convidamos você assistir aos seguintes vídeos sobre o assunto!

Fonte: Youtube

Fonte: Youtube


  • Sobre o Programa Nacional de Prevenção e Controle de Infecções relacionadas à Assistência à Saúde - quinquênio 2016 – 2020: (Acesse aqui!)
  • Sobre o Programa de Controle de Infecções Hospitalares PORTARIA Nº 2616, DE 12 DE MAIO DE 1998 (Acesse aqui!)


REFERÊNCIAS


DE OLIVEIRA, Adriana Cristina; DE PAULA, Adriana Oliveira; ROCHA, Rodrigo Farnetano. Custos com antimicrobianos no tratamento de pacientes com infecção. Av Enferm., Minas Gerais, Brasil., 19 out. 2015. Disponível em: http://www.scielo.org.co/pdf/aven/v33n3/v33n3a03.pdf. Acesso em: 14 maio 2019.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Dados e Estatísticas. Disponível em: http://www.who.int/research/es/. Acesso em: 14 maio 2019.

NEOPROSPECTA. Você sabe quais são os custos das infecções relacionadas à assistência á saúde?. 31 jan. 2018. Disponível em: https://blog.neoprospecta.com/voce-sabe-quais-sao-os-custos-das-infeccoes-relacionadas-assistencia-saude/. Acesso em: 14 maio 2019.

BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE/MINISTÉRIO DA SAÚDE. 15/5: Dia Nacional do Controle das Infecções Hospitalares. Internet, 14 maio 2018. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/ultimas-noticias/2717-15-5-dia-nacional-do-controle-das-infeccoes-hospitalares.%20Acesso%20em:%207%20maio%202019. Acesso em: 14 maio 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário