sexta-feira, 22 de março de 2019

Vamos ser guardiões da água?


SEJA UM GUARDIÃO DA ÁGUA



Não é preciso fazer parte dos guardiões da fonte, da novela da Globo “Sétimo Guardião”, e habitar a cidade de Pedra Azul para entender o quão milagrosa a ÁGUA É.


Fonte: Extra Globo

De acordo com os dados da Agência Nacional das Águas (ANA), o Brasil possui doze regiões hidrográficas e, atualmente, conta com o monitoramento em estações pluviométricas e fluviométricas. Dessa forma, a atual gestão de proteção e monitoramento se baseia na Política Nacional de Recursos Hídricos, de 1997, a chamada “Lei das Águas”

Saiba mais sobre essa lei! Confira o vídeo abaixo:



Vídeo sobre a Lei das Águas no Brasil. Fonte:  Agência Nacional de Águas (ANA)

Sendo assim, por se tratar de um bem público, os governos federal e estadual são os responsáveis por regular o seu acesso, promovendo o uso múltiplo e sustentável em benefício das atuais e futuras gerações, conforme o Informe (2018) da ANA. E de acordo com os dados divulgados pelas Nações Unidas no Brasil (ONUBR), em março de 2019, conforme a elaboração do último Relatório Mundial das Nações Unidas sobre Desenvolvimento dos Recursos Hídricos, mais de dois bilhões de pessoas no mundo ainda são privadas do direito à água.


Fonte: Culturamix

Sabe-se que muitos benefícios podem ser adquiridos pelo ser humano com o consumo da água potável. De acordo com o estudo publicado no periódico online International Journal of Nutrology, dos autores Carlos Alberto Nogueira-de-Almeida e Durval Ribas Filho, existem benefícios tais como: menor recorrência de litíase renal, prevenção de doenças como infecções do trato urinário, hipertensão, doença coronariana, acidente vascular cerebral e tromboembolismo venoso. Também é solvente para reações metabólicas, veículo de transporte e solubilização de moléculas e átomos. Tem relação com o controle da temperatura corporal, principalmente por meio da sudorese e atua como agente lubrificante de articulações e olhos, além de auxiliar na digestão e ser protetora do sistema nervoso central.

Por isso, a legislação pode ser nosso guardião-mor, mas todos nós podemos ser os guardiões dessa fonte tão estimada, necessária e, ao mesmo tempo, ainda desperdiçada.

Mas o que podemos fazer para garantir a boa qualidade  de vida e da água?

Existem algumas soluções propostas como:



Fonte: EBC - Especiais

Porém, em nossas moradias podemos fazer parte das soluções!

Confira esse material divulgado pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP) e saiba como você pode contribuir:


Fonte: Associação SABESP

E se você tiver a curiosidade em saber alguns dados de avaliação da oferta da água para abastecimento público ou do esgotamento sanitário de sua cidade, e possíveis implicações na qualidade da água, existe o aplicativo ATLAS - Água e Esgotos, disponibilizado pela plataforma Android, da Agência Nacional das Águas (ANA).



Atlas - Água e Esgotos (Fonte: ANA. Também disponível em: http://atlasesgotos.ana.gov.br/)

VAMOS SER GUARDIÕES DA ÁGUA?

Dia Mundial da Água (22.03) 




REFERÊNCIAS

AGÊNCIA NACIONAL DAS ÁGUAS. Gestão da água. Brasil, 2018. Disponível em: http://conjuntura.ana.gov.br/gestaoagua. Acesso em: 19 mar. 2019.

AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS. Informe 2018. Brasil, 2018. Disponível em: http://arquivos.ana.gov.br/portal/publicacao/Conjuntura2018.pdf. Acesso em: 20 mar. 2019.

ASSOCIAÇÃO DE SANEAMENTO BÁSICO DO ESTADO DE SÃO PAULO. Sejamos todos os guardiões da nossa água!. Disponível em: http://www.associacaosabesp.com.br/headline/guardioes-da-agua. Acesso em: 19 mar. 2019.

CULTURAMIX. Desperdício de Água. Brasil, 2011. Disponível em: http://meioambiente.culturamix.com/recursos-naturais/desperdicio-de-agua. Acesso em: 21 mar. 2019.

JADE, Líria; MATSUKI, Edgard; FERREIRA, Priscila. SOLUÇÕES SUSTENTÁVEIS PARA O USO DA ÁGUA. Empresa Brasil de Comunicação (EBC), 2018. Disponível em: http://www.ebc.com.br/especiais-agua/solucoes-hidricas/. Acesso em: 19 mar. 2019.

MARCELLE CARVALHO (EXTRA Globo). Cenógrafa conta os segredos da impressionante fonte de ‘O sétimo guardião’. Brasil, 2018. Disponível em: https://extra.globo.com/tv-e-lazer/cenografa-conta-os-segredos-da-impressionante-fonte-de-setimo-guardiao-23250569.html. Acesso em: 20 mar. 2019.

NOGUEIRA-DE-ALMEIDA, Carlos Alberto; RIBAS FILHO, Durval. Potencial hidrogeniônico da água e sua influência no organismo humano: um artigo de revisão. International Journal of Nutrology, 2018. Disponível em: https://www.thieme-connect.com/products/ejournals/html/10.1055/s-0038-1670718. Acesso em: 19 mar. 2019.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Mais de 2 bilhões de pessoas no mundo são privadas do direito à água. Brasil, 2019. Disponível em: https://nacoesunidas.org/mais-de-2-bilhoes-de-pessoas-no-mundo-sao-privadas-do-direito-a-agua/amp/. Acesso em: 21 mar. 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário