sábado, 22 de março de 2014

DIA MUNDIAL DA ÁGUA: HOMENAGEM



Vídeo em homenagem ao Dia Mundial da Água, composto por imagens de paisagens brasileiras (em especial, paraenses) com texto Poema da Água de autoria de Raul Machado e música de fundo de Guilherme Arantes (Terra, Planeta Água).

DIA MUNDIAL DA ÁGUA: REUSE

Dicas e curiosidades para o bom aproveitamento da ÁGUA!!!

  • A água da chuva é coletada, filtrada e levada a um reservatório inferior, em geral enterrado. Uma bomba leva a água para uma segunda caixa d’água, a partir da qual é feita a distribuição para os pontos desejados: torneira de jardim, sanitários e lava roupa são os mais comuns.

  • Imagem 1 - Ilustração de um sistema de captação de água residencial.
    (Fonte)

  • Para quem ainda não tem um filtro em casa, essa ideia é bem prática.

  • Imagem 2 - Esquema de filtro improvisado com garrafa PET.
    (Fonte)

  • Esse é o mictório que parece o rosto de um rei  (a parte amarela da pia é a coroa). Por isso o nome “King of Urinal” (Rei do Mictório). Além de reaproveitar a água, incentiva as boas práticas de higiene.

  • Imagem 3 - Mictórios "King of Urinal".
    (Fonte)

  • Não vamos esquecer da economia na descarga da privada com duas teclas de acionamento.

  • Imagem 4 - Pessoa acionando a descarga de um vaso sanitário.
    (Fonte)

    Referências:

    SOLUÇÕES EM ACESSIBILIDADE, INCLUSÃO E SUSTENTABILIDADE. Reaproveitamento de água. Disponível em: < http://saisconsultoria.wordpress.com/2010/08/22/reaproveitamento-de-agua/ >.

    TUDO INTERESSANTE. Inspire-se! Ótimas ideias para reciclar objetos e materiais que iriam facilmente para o lixo. Disponível em: < http://www.tudointeressante.com.br/2013/09/inspire-se-otimas-ideias-para-reciclar-objetos-e-materiais-que-iriam-facilmente-para-o-lixo.html >.

    DRYWASH. Mictório que incentiva a higiene e economia de água. Disponível em: < http://www.drywash.com.br/blog/2012/04/mictorio-que-incentiva-a-higiene-e-economia-de-agua/ >.

    AGREETEC. Como economizar água em condomínios. Disponível em: < http://www.agreetec.com.br/blog/index.php/como-economizar-agua-em-condominios >.

    quinta-feira, 20 de março de 2014

    DIA MUNDIAL DA ÁGUA


    Imagem 1: Montagem de uma floresta ao fundo e uma gota de água caindo sobre uma poça de água cristalina.
    (Fonte)

    A data instituída no ano de 1992 é um momento para reflexão, análise e conscientização acerca das questões da água, e que anualmente tem tema definido para reflexão mundial sugerido pela Organização das Nações Unidas (ONU). Em 2014 o tema “Água & Energia” está em foco.

    Saiba mais sobre a data e conheça os eventos promovidos em comemoração ao dia mundial da água no site da Agência Nacional de Águas do Brasil.

    Você pode conhecer um pouco mais sobre esse tema nos links abaixo:


    Segue abaixo sugestões de vídeos de interesse sobre esse tema:


    Referências:

    ALQUIMIANDO O MEIO AMBIENTE. Dia Mundial da água: Água e Segurança Alimentar. Disponível em: < http://alquimiandoomeioambiente.blogspot.com.br/2012/03/dia-mundial-da-agua-agua-e-seguranca.html>. Acesso em: 18/03/14.

    BRASIL. Água e Energia é o tema do Dia Mundial da Água. Disponível em: < http://aguasdemarco.ana.gov.br/2014/default.asp>. Acesso em: 18/03/14.

    UNESCO. Agua. Disponível em: < http://www.unesco.org/new/es/natural-sciences/environment/water/world-water-day/>. Acesso em: 18/03/14.

    DIA MUNDIAL DA ÁGUA -- 22/03



    Esse dia foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 22 de Março de 1992. Segundo a ONU 0,008% do total da água potável do nosso planeta está sendo contaminada, pela ação do Homen, podendo haver falta desse “bem natural” para as futuras gerações. O objetivo principal da criação desse dia é incentivar à população a refletir, analisar e conscientizar e elaborar medidas práticas para resolver tal problema.

    domingo, 16 de março de 2014

    ALIMENTOS CONTRA GRIPES E RESFRIADOS

    O inverno amazônico caracterizado por chuvas intensas nos quatro primeiros meses do ano (janeiro, fevereiro, março e abril), com baixas temperaturas e aumento da umidade, aumenta o aparecimento de doenças respiratórias como resfriados e gripes. Em 2014, o inverno em Belém, capital do estado do Pará, começou com muita chuva. Em janeiro, pelas medições do Instituto Nacional de Meteorologia choveu 390 mm, sendo que a média é de 366 mm. Mas em fevereiro, em apenas 12 dias, já choveu 330 mm, 79% da média normal para o mês que é de 417 mm. Fevereiro é o segundo mês mais chuvoso em Belém. Assim, torna-se importante saber que existem alimentos que possuem vitaminas e outras substâncias que podem nos auxiliar no combate das doenças respiratórias. Entre elas está:

    A mais conhecida de todas, a Vitamina C pode ajudar a reduzir os sintomas da gripe. Pode estimular a resistência às infecções através da atividade imunológica de leucócitos e aumentar a produção dessas células de defesa, que têm efeito direto sobre bactérias e vírus, elevando a resistência a infecções. As frutas, verduras e legumes ricos em vitamina C são: acerola, limão, laranja, lima, kiwi, caju, tomates, morangos, folhas verdes escuras e pimentão verde.

    A Vitamina A apresenta um papel muito importante na manutenção da integridade das membranas mucosas e para o sistema imunológico. Sua deficiência provoca uma redução do número de linfócitos T circulantes, aumentando a probabilidade de infecções bacterianas e virais como a gripe. Procure consumir: cenoura, abóbora, batata doce, milho, brócolis, melão cantalupo, mamão, etc.

    A Vitamina E tem grande capacidade antioxidante e interage com as vitaminas A e C que reforçam ainda mais suas propriedades. Sua função principal é proteger as membranas celulares contra substâncias tóxicas, radiação e os radicais livres. E quando há um aumento de radicais livres, nosso organismo se torna mais suscetível às infecções, como pelo vírus da gripe. Além disso, aumenta a produção de células B, células do sistema imune que produzem anticorpos, importantes no combate de micro-organismos. A vitamina E está presente no germe de trigo, óleos vegetais, amêndoas, nozes, castanha-do-pará, gema, vegetais folhosos e legumes.

    Hidrate-se bastante, pois os líquidos são essenciais em casos de gripes já que diluem o muco e ajudam em sua eliminação, melhorando sintomas de obstrução nasal e dor de cabeça, por exemplo.

    A Canja de Galinha pode ajudar e muito para que a gripe vá embora mais rápido, pois quando a carne de galinha é cozida temos a liberação de um aminoácido chamado cisteína. Esse aminoácido tem a capacidade de agir sobre o muco, tornando-o menos espesso. A cisteína tem ação semelhante a acetilcisteína, um princípio ativo usado na formulação de medicamentos para descongestionar os pulmões. Além disso, há tempos já se sabe que líquidos quentes ajudam na expectoração, pois colaboram para aumentar o movimento dos cílios pulmonares e, por consequência, do muco.

    No entanto, existem alguns alimentos que realmente devem ficar bem longe de quem está com gripe, entre eles está o leite e seus derivados. Esse grupo de alimentos propicia a formação de muco no organismo e isso permite que o quadro de mal estar como nariz entupido, por exemplo se prolongue. Na verdade, o objetivo é consumir alimentos que diluam o muco e não que ajudem a formar mais.

    REFERÊNCIAS:

    BANA, F. C.; MAGNONI D. e CUKIER, C. Acerola e Vitamina C na Alimentação. Disponível em: <http://www.amway.com.br/downloads/misc/Acerola_e_Vit_C_IMEN.pdf>. Acesso em: 18/02/2014.

    CLARK, B. Consumo de vitamina A fortalece o sistema imunológico e protege a pele. Globo.com. Disponível em: <http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/nutricao/guia/consumo-de-vitamina-fortalece-o-sistema-imunologico-e-protege-pele.html>. Acesso em: 18/02/2014.

    CLARK, B. Vitamina E 'consumida diariamente' fortalece a imunidade do corredor. Globo.com. 

    DR. DRAUZIO. Gripes e resfriados: entrevista com o médico João Silva de Mendonça. Disponível em : <http://drauziovarella.com.br/audios-videos/estacao-medicina/gripes-e-resfriados/>. Acesso: em 18 Fev. 2014.

    ESTELAR. V. Gripe: Alimentos que aumentam e baixam imunidade. Disponível em: <http://www2.uol.com.br/vyaestelar/nutricaofuncional_gripe.htm>. Acesso em: 18/02/2014.

    G1 MINAS GERAIS. Nutricionista sugere alimentos para combater efeitos de gripe e resfriado. Disponível em: <http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2011/06/nutricionista-sugere-alimentos-para-combater-efeitos-de-gripe-e-resfriado.html>.  Acesso em: 18/02/2014.

    PEGORIM, J. Inverno em Belém começa com muita chuva. Disponível em: http://www.climatempo.com.br/noticias/207147/inverno-em-belem-comeca-com-muita-chuva/. Acesso em: 19/02/2014.