sábado, 2 de novembro de 2013

EXCESSO DE LIXO NAS RUAS DE BELÉM (PA)

`
Figura 1: Morador jogando rua em lugar impróprio. Fonte: noticias.uol.com.br 
  
A cidade tem a cara do seu povo”.

Se essa afirmativa é verdadeira, então a população de Belém tem muito do que se envergonhar. Todos os dias, não importa qual seja o bairro da cidade, e isso inclui toda a Região Metropolitana de Belém, para todos os lados que olhamos vemos lixo amontoado em calçadas, canteiros, praças canais e esgotos. Segundo reportagem publicada pelo jornal O Liberal do dia 01 de setembro de 2013, até mesmo os bairros nobres da cidade, onde os moradores pagam IPTU altíssimo, sofrem problemas como proliferação de ratos devido ao acúmulo de lixo.

O que muitos não sabem são os problemas de saúde em que isso pode resultar, como a Leptospirose, destacada na reportagem. Ressalta-se que trata-se de uma doença grave, e que se não tratada de forma rápida e adequada pode levar ao óbito. Ela é transmitida pela bactéria Leptospira sp que está presente na urina dos ratos. E o risco de transmissão aumente nos períodos de chuva quando acontecem alagamentos e a população tem contato com a água contaminada.



A Secretaria Municipal de Saúde (SESMA) de Belém informa que de janeiro a agosto deste ano ocorreram 55 notificações, sendo 23 casos confirmados e uma morte. Nenhuma das notificações ocorreu em bairros urbanizados no centro de Belém. O maior número de ocorrências foi em Icoaraci, Jurunas, Guamá, Terra Firme, Cremação e Pedreira.


Imagem 2: Avenida Perimetral próximo ao MPEG. Fonte: FERNANDES, José Antonio Marin (UFPA/ICB), 2008.
 
De certo que este é um problema complexo, pois sua solução requer parceria entre os órgãos públicos estaduais e municipais e a população. Entretanto, constantemente na mídia são apresentadas reportagens que mostram a ineficiência do serviço de infraestrutura e saneamento básico da RMB e de outros municípios do Estado do Pará. Contudo, para que um município/cidade seja “saudável”, torna-se necessário a participação da população, evitando jogar lixo em lugares impróprios e em dias inadequados.

A Secretaria Municipal de Saneamento (SESAN) oferece vários serviços de drenagem/limpeza e coleta de lixo e entulho, que podem também ser solicitados pelo telefone da secretaria. Mesmo assim, nossa cidade persiste “SUJA”. Assim, é necessário que não só o governo aumente a eficiência na prestação do serviço de saneamento, mas que a população passe por uma reeducação ambiental para que problemas como esses sejam solucionados, ou ao menos reduzidos. E a educação básica pode contribuir na formação de uma nova geração mais educada ambientalmente. Não esquecendo também o papel da primeira escola, que é a FAMÍLIA.




Imagem 3: Canal do bairro do Jurunas. Belém- PA. Fonte: belemcontraolixo.blogspot.com

Referência:
GEMAQUE, Vitor. Risco de leptospirose ronda áreas nobres. O Liberal, Belém (PA), Caderno Cidades, p.11, 1 set. 2013.


Sites para Consulta:


Leptospirose. O que fazer?

SESAN. Disponível em: http://www.sesanbelem.com.br/


Ministério das Cidades. Disponível em:http://www.cidades.gov.br/

Um comentário: