sábado, 21 de junho de 2014

SURFISTAS CRIAM PROJETO PARA LIMPAR PRAIAS DE FLORIANÓPOLIS

Elaborado pelo discente Rancés Benzecry.


Imagem 1 - Participantes do projeto Route reunidos na praia após a limpeza.

Dois surfistas se uniram e criaram um projeto de limpeza para praias de Florianópolis, chamado “route”. O projeto visa criar um mutirão de conscientização para limpar as praias dos lixos deixados nelas, o nome do projeto não foi escolhido ao acaso, ele significa rota em português, este nome foi escolhido com a intenção de que seja criada uma rota de limpeza visando várias praias da capital do estado de Santa Catarina.

O projeto foi fundado em 2011, e começou sem muitas pretensões, mas foi alcançado um maior patamar, e agora além da limpeza também é realizado uma separação e uma via de destino para os lixos recicláveis, e vários outros atos como: show ao vivo, aula de pilates ao ar livre, futebol para as crianças, mesa de frutas, distribuição de protetores solares, etc. Estes eventos paralelos acabam por atrair as pessoas que após saberem do objetivo do projeto, aderem a causa e ajudam nos trabalhos sociais.

Esta ideia de consciência social e ambiental não para por ai, vários habitantes de outros países procuram os organizadores do projeto para expandir para praias internacionais, e criar uma imensa rota entre diversos lugares, com um único objetivo de proteger o meio ambiente e reservar para nossa espécie uma melhor qualidade de vida com desenvolvimento sustentável e melhor aproveitamento dos bens naturais que nos foi dado, pois algo tão magnífico e lindo deve ser preservado, deixando assim as gerações futuras com a felicidade de desfrutar do que nós desfrutamos.

Para todos vocês que leram este texto não devemos esquecer jamais que 99,99% da atitude vem de cada um de nós, as praias e o meio ambiente limpos é fruto de um trabalho árduo, que nasce em nossa própria consciência e se materializa em nossas ações, gerando assim o sucesso da existência perpétua da natureza, e garantindo desse modo um futuro para estas e outras gerações, onde não há escarces, nem o medo repentino dela, e sim uma perfeita harmonia entre os seres humanos e a natureza ao seu redor, pois somos todos parte de um único e incrível MEIO AMBIENTE.


Imagem 2 - Campanha "NÃO JOGUE O SEU LIXO NA PRAIA" mostrando um copo vazio de iogurte descartado no mar.

Referência:

FOLHA DE SÃO PAULO. Empreendedor social: Surfistas criam projeto para limpar as praias de Florianópolis. Disponível em: < http://www1.folha.uol.com.br/empreendedorsocial/minhahistoria/2014/03/1421597-surfistas-criam-projeto-para-limpar-as-praias-de-florianopolis.shtml >.

sexta-feira, 6 de junho de 2014

DESPEDIDAS E BOAS-VINDAS


Mensagem aos participantes do BLOG

O BLOG Saúde e Ambiente Amazônico foi criado pela turma de 2011 do Curso de Biomedicina da UFPA. Os alunos estão em fase de conclusão do curso e novos alunos serão integrados à equipe do BLOG, que está sob minha supervisão.

Agradeço para agradeceraos participantessuas valiosas contribuições. Desejo que essa tecnologiade informação e comunicação tenha contribuído na promoção do ensino e da aprendizagem. Sucesso para todos...

Karla Ribeiro



Imagem 1 - Fotografia do grupo de alunos da turma de 2011 no Macacário - ICB/UFPA.



Os alunos da turma de Biomedicina 2011 agradecem a professora doutora Karla Ribeiro pela contínua dedicação e apoio a nossa formação profissional. Obrigado por expandir nossos horizontes com trabalhos e projetos interessantes e enriquecedores.

Desejamos boas-vindas aos colegas da turma de 2012 e desejamos muito sucesso nas atividades futuras!



Imagem 2 - Fotografia de grupo de alunos da turma de 2012 e 2011 que participarão do BLOG e/ou do Projeto Sala de Espera, Laboratório de Microbiologia Ambiental - ICB/UFPA.

quinta-feira, 5 de junho de 2014

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE: UM FUTURO INCERTO

Elaborado pelo discente Rancés Benzecry.


Imagem 1 - Fotografia de um iceberg isolado, provavelmente em processo de degelo.

Cientistas alertam que derretimento de geleiras gigantes ultrapassou o ponto de retorno.

Há muito se previa o inevitável derretimento das calotas polares, e agora esta realidade parece estar diante de todos, cientistas estimam que em torno de alguns séculos elas tenham derretido, elevando assim o nível do mar em um metro, isto por si só será suficiente para causar danos a muitas cidades litorâneas que se encontram abaixo do nível do mar. Isso por que eles relataram no início de maio que algumas geleiras gigantes, ultrapassaram o ponto de retorno, possivelmente causando uma reação em cadeia que poderá levar ao fim do manto de gelo.

Esta pesquisa significa para muitos a sinalização do planeta de que as mudanças climáticas estão realmente acontecendo, estas geleiras demonstram que o derretimento está se acelerando em regiões cobertas por gelo, os cientistas acreditam que esta realidade irá continuar até que se diminua a emissão de gases do efeito estufa.

A Groelândia com 10% do gelo do mundo, pode elevar o nível do mar em sete metros com seu total derretimento. Em 2012 quando o verão do ártico foi quente, houve derretimento superficial em quase todas as geleiras da Groelândia, inclusiva as localizadas nas montanhas, este fato não ocorria há décadas.


Imagem 2 - Fotografia de urso polar equilibrando-se em um fragmento de iceberg.

E neste dia 05/06/2014 onde comemoramos o dia do MEIO AMBIENTE este texto fica para refletimos sobre o que nós estamos fazendo com nosso planeta, há muito tempo vivemos nele, e dele tiramos tudo que precisamos para a sobrevivência de nossa espécie. O ser humano evoluiu e aprendeu a modificar tudo a sua volta, ergueu grandes cidades, incríveis construções, criou tecnologias que antes nunca tinham sido possíveis, mas do que vale tudo isso quando não se respeita a fonte de tudo que nós já criamos? O NOSSO PLANETA TERRA. O futuro está por vim, e só depende de nós conscientizarmos a próxima geração para que cada vez mais possamos ter um desenvolvimento sustentável, e viver em harmonia com nosso planeta e nosso meio ambiente, e um dia possamos usufruir de tudo que ele nos oferece sem medo da iminência de seu fim.

FELIZ DIA DO MEIO AMBIENTE!!

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE: CONSIDERAÇÕES



"A degradação ambiental significa uma ameaça aos sistemas de suporte à vida que se referem aos serviços dos ecossistemas dos quais derivam a viabilidade de todos os seres vivos, inclusive para os humanos."

FREITAS, C. M.; PORTO, M.F. Saúde, Ambiente e Sustentabilidade. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2006.




"A previsão de escassez de recursos naturais básicos e matérias primas é cada vez mais preocupante, seja para a continuidade da vida no planeta, como no caso da água, um bem natural cada vez mais comprometido, seja para a produção e consumo das sociedades industriais."

FREITAS, C. M.; PORTO, M.F. Saúde, Ambiente e Sustentabilidade. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2006.


DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE: QUÃO ECOLOGICAMENTE CONSCIENTE VOCÊ É?

Elaborado pela discente Tamna Almeida.

Imagem 1 - Campanha do PNUMA para divulgação do Dia Mundial do Meio Ambiente, com o lema "aumente sua voz, não o nível do mar".


Principiado pela Assembléia Geral das Nações Unidas durante a Conferência de Estocolmo sobre o Ambiente Humano, em 1972, comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente todo dia 5 de junho.

Nas últimas décadas a abrangência do tópico ultrapassou a esfera político-empresarial. Atualmente é comum ouvir falar de e discutir sobre sustentabilidade, preservação e tantos outros termos atrelados ao cuidado com o meio ambiente.

Ainda assim, a conscientização ecológica está longe da ideal. Além de produtos e serviços oferecidos que não condizem com a realidade ambiental, há principalmente uma perpetuação de práticas e comportamentos prejudiciais ao meio ambiente.

Você já pensou sobre sua rotina e como esta pode contribuir positiva ou negativamente ao ambiente? Confira o teste rápido que elaboramos -- clique em "start quiz", então em "playing without an account" para iniciar.


QUÃO ECOLOGICAMENTE CONSCIENTE VOCÊ É?

Referências:

PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O MEIO AMBIENTE. Faça algo todo dia. Disponível em: < http://www.ipc-undp.org/dmma/facaalgo.htm >. Acesso em: 01 jun 2014.

__________. World environment day: Raise your voice, not the sea level. Disponível em: < http://www.unep.org/portuguese/wed/ >. Acesso em: 01 jun 2014.

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE: 5 DE JUNHO

Elaborado pela discente Thaís Pacheco.



5 de Junho - Dia Mundial do Meio Ambiente

"Cadê a flor que estava aqui?
Poluição comeu
E o peixe que é do mar?
Poluição comeu
E o verde onde é que está?
Poluição comeu
Nem o Chico Mendes sobreviveu"

Xote Ecológico - Luiz Gonzaga

Preserve o meio ambiente. Proteja o seu lar!